ESTUDE NA UNIT
MENU

Turismo no Recife: expectativas para as festas do final de ano de 2021

A movimentação deve superar os números do ano anterior, mas não os do período pré-pandêmico

às 18h50
Compartilhe:

Com a chegada do verão e da alta temporada de viagens, o setor do turismo do Recife fica na expectativa por altas demandas, considerando que no mesmo período do ano passado o fluxo de desembarque na cidade foi muito mais baixo em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. 

A expectativa deste ano é de que, o menor número de restrições conciliadas ao avanço da vacinação aumente a circulação de turistas. E isso, leve o setor hoteleiro a ocupar, no mínimo, 95% da capacidade total, a expectativa é ainda de que a movimentação recupere grandes e pequenos negócios da região.

Neste mesmo período do ano passado, o setor hoteleiro conseguiu ocupar, em média, 56% dos leitos disponíveis. A expectativa deste ano não é elevar aos níveis normais para o período, até porque a pandemia está controlada, mas ainda não acabou.

O verão de 2021 só começa em 21 de dezembro, mas desde o mês de setembro o setor sente uma diferença na demanda e busca por orçamentos, afirmou Eduardo Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH), em entrevista ao Jornal do Comércio. O Recife é o destino mais procurado para o natal de 2021 e o quinto principal destino para a festa da virada de ano, aponta o levantamento feito pelo site Decolar, referência no ramo de viagens na América Latina.

Ainda assim, a insegurança no setor existe e é reforçada, principalmente, devido ao surgimento da nova variante do Coronavírus – a Omicron, na África do Sul, mas que também já teve detecção de três casos no Brasil, no estado de São Paulo. Com isso, a queima de fogos e festas privadas estão mantidas, segundo decreto da prefeitura do Recife, e somente as festas de rua com os polos artísticos centralizados e descentralizados, de todos os anos, não serão instalados nessa virada para 2022.

Em tempos normais, pré pandêmicos, o réveillon no Recife atraía cerca de 3 milhões de pessoas para a cidade, somente a praia de boa viagem concentrava cerca de 1 milhão de pessoas na virada, e o fluxo no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) era comum atingir 50 mil pessoas desembarcando durante todo o mês.

Compartilhe: