ESTUDE NA UNIT
MENU

Black Friday começa no próximo dia 26 e aquece o comércio no país


às 17h32
Reprodução de Imagem: Adobe Stock
Reprodução de Imagem: Adobe Stock
Compartilhe:

A Black Friday, dia que dá largada para o período de compras de final de ano, acontece no próximo dia 26 e deve aquecer o comércio. Diversas lojas já estão em clima de esquenta e oferecem descontos estrondosos. A principal época de compras do ano leva os consumidores aos centros de compra e promete esvaziar estoques em todo o país e no mundo.

A inflação e os juros altos podem ser os inimigos dos lojistas neste ano, o Brasil apresenta pela primeira vez a inflação com dois dígitos 10,25% (acumulado) e o IPCA segue beirando os 7%, estes fatores são determinantes na cautela que o consumidor deve ter antes de fazer compras, principalmente caso parceladas.

Para os que estão dispostos a gastar, a dica dos especialistas é pesquisar com antecedência os produtos desejados para não cair em falsos descontos. No ano passado, o Procon Pernambuco autuou 3 lojas no estado por constatar que os preços de black friday eram até três vezes maiores que em datas de semanas anteriores, o que, segundo o órgão, induz os consumidores ao erro. Também é bastante comum ocorrer aumento excessivo de preços antes do dia de ofertas, para que o retorno ao valor original seja considerado um desconto.

O endividamento por excesso de compras no calor das emoções pode ser problemático, por isso, o Procon-PE informa que o controle é essencial neste período e orienta que o ideal é analisar se alguns bens realmente são necessários. 

O fácil alcance às ofertas, através do e-commerce, provoca os consumidores a comprarem mesmo sem sair de casa, o que é um risco para as economias e faturas de cartão dos próximos meses.

Compartilhe: