ESTUDE NA UNIT
MENU

Enem 2021: Saiba o que estudar em Matemática nesta reta final

Para se dar bem nas questões de Matemática do Enem 2021, é preciso focar em geometria, estatística e matemática básica.

às 19h08
Em geral, a prova de matemática gira em torno de quatro pilares: matemática comercial, conhecimentos geométricos, estatística e matemática básica (Unsplash)
Em geral, a prova de matemática gira em torno de quatro pilares: matemática comercial, conhecimentos geométricos, estatística e matemática básica (Unsplash)
Compartilhe:

Você está se preparando para o Enem 2021 e nesta reta final não sabe o que estudar para se dar bem na prova de matemática? Especialistas da área de Exatas atestam que, tanto no Exame Nacional do Ensino Médio quanto em outros concursos públicos, a prova de matemática gira em torno de quatro pilares: matemática comercial, conhecimentos geométricos, estatística e matemática básica. Então, foque seus os estudos nesses quatro pilares e obtenha o melhor resultado nesta prova.

No caso da matemática comercial, a estimativa é de que caiam pelo menos dez questões em torno desse tema, que envolve razão, proporção, regra de três e divisão proporcional. E, vale ressaltar, que estes assuntos também estarão presentes na prova de Ciências da Natureza. Quando for estudar sobre os conhecimentos geométricos, é preciso lembrar que eles são formados pelas geometrias plana, espacial e analítica.

Então, nos estudos em relação à geometria plana, concentre-se no cálculo das áreas das figuras planas, na ideia de semelhança, perímetro de polígonos, polígonos regulares e comprimento de circunferência. Revise as fórmulas de áreas e volumes de sólidos, sem esquecer da ideia de progressão ortogonal e da parte de vistas de um sólido, quando for estudar sobre geometria espacial.

Já no caso da geometria analítica, as questões da prova são voltadas a ponto, reta e circunferência. Quanto às questões que envolvem estatística, o foco dos estudos deve ser voltado para a análise de gráficos e tabelas. E, por último, foque no estudo de matemática básica, lembrando que a maioria das questões que envolvem esse tópico são referentes às unidades de medida, sistemas de enumeração e equações.

Para os especialistas em matemática, o importante é, nestes últimos meses de preparação para o Enem, pensar em uma organização estratégica de estudo. Recomenda-se que o vestibulando identifique os assuntos mais presentes em questões fáceis, organizando, através disso, um cronograma de estudo. Uma das melhores estratégias é certificar o máximo de domínio nos assuntos considerados mais ‘fáceis’ e treinar bastante para que consiga identificá-los na hora da prova e assim ter um maior controle do tempo.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: