ESTUDE NA UNIT
MENU

Evento de inovação com estudantes será aberto no Tiradentes Innovation Center

Maratona com apoio do Grupo Tiradentes terá a participação de especialistas da Google e da NASA, que vão ajudar estudantes do ensino básico a desenvolver projetos

às 21h11
Compartilhe:

Um evento voltado para capacitar e aproximar jovens entusiastas da tecnologia e da inovação, além de incentivar a criação de soluções para problemas reais e locais. Esta é a definição da Maratona de Inovação Para o Bem, iniciativa da FCI Maker que conta com o apoio do Grupo Tiradentes. O evento inicia neste domingo, 19, às 17h, na sede do Tiradentes Innovation Center (TIC), no Campus Farolândia, em Aracaju. Ele contará ainda com uma programação de oficinas e workshops que acontecerão entre os dias 20 e 25, nos colégios Amadeus e CCPA. 

Nestas atividades, cerca de 120 alunos das redes pública e particular de ensino da capital e do interior de Sergipe serão capacitados em habilidades e tecnologias de áreas como física, eletrônica, programação e design. A partir destes conhecimentos, eles devem desenvolver protótipos de soluções para problemas concretos e atuais relacionados às questões de acessibilidade, comunicação alternativa e inclusão digital de pessoas com deficiência. Os participantes irão trabalhar em equipes e utilizando ferramentas, equipamentos e itens de eletrônica, programação e impressão 3D. 

Para o professor Heli Lucas Santos Pinto, CEO da FCI Maker e principal organizador da Maratona, o principal objetivo dela “é levar os alunos a compreenderem de forma prática como se dá o processo de construção de prototipagem da solução para um problema enfrentado por pessoas reais”, além de permitir a interação dos alunos com pessoas que trabalham diretamente com o desenvolvimento de novas tecnologias. 

O evento terá cinco convidados internacionais. Duas delas irão participar presencialmente do debate de abertura: a engenheira de software Madeline Zhang, da Google, e a engenheira térmica Zaida Hernandez, da NASA (agência espacial norte-americana). Os outros três participarão das oficinas on-line: o designer Heewon Lee, coordenador do programa de inovação humanitária do D-Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e os engenheiros Sérgio Sandoval e Katya Echazarreta, que também trabalham na NASA. 

Além deles, também participarão das oficinas a pesquisadora Liggia Lima, embaixadora da Maratona Behind the Code IBM 2020, e dos professores Nilson Júnior (Feira de Ciências Itinerante), Cochiran Pereira e Tiago Nery (ambos do Departamento de Física da UFS). “Eles acompanharão os grupos dando sugestões e ajudando-os a pensarem mais profundamente sobre os caminhos que escolheram no processo”, complementa Heli. 

Além do contato com os convidados, com professores e outros estudantes, os participantes da Maratona de Inovação para o Bem também terão contato com a estrutura e a expertise do Tiradentes Innovation Center, um dos credenciados no Brasil pela Fab Foundation e referência em inovação na região Nordeste, sobretudo nas áreas de ciência e educação. O CEO define o centro como um espaço pensado e destinado a fomentar a inovação em Sergipe. “A parceria com o Grupo Tiradentes nos traz o respaldo de quem já tem o reconhecimento da sociedade como referência em investimentos e contribuições relevantes para a área. Além disso, toda a estrutura oferecida pela instituição trás o ambiente perfeito para o evento”, ressalta o professor. 

O evento de abertura, além do debate com as engenheiras Madeline Zhang e Zaida Hernandez, terá um pocket show com os cantores e compositores Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Todas as atividades irão respeitar as regras de distanciamento e protocolos de segurança contra o coronavírus. A programação completa e  outras informações estão disponíveis no site oficial do evento. Além do Grupo Tiradentes, a Maratona tem ainda o apoio da Associação Sergipana de Ciências, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e dos Colégios CCPA, Amadeus, CEPI Expansão, Pró-Mundo e Colégio do Salvador. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: