Desabafar, trocar ideia e até pedir orientação tem sido um aliado a muita gente para conseguir passar por esse momento de pandemia e também enfrentar outras situações da vida. No período de maior reclusão, por exemplo, houve muita tensão, medo e ansiedade. A alternativa então foi tentar colocar para fora todas essas inquietações para reduzir a carga emocional. Mesmo que isso fosse remotamente.
Essa busca refletiu no Núcleo de Apoio Psicológico e Psicossocial (Napps) e gerou aumento entre 30% e 40% no número de atendimentos. “As pessoas tinham dificuldade de viver esse novo momento, de estudar em casa, passar o dia sem sair, medo da doença e de perder as pessoas que amavam. A gente teve um trabalho muito maior nesse período”, contou Ana Paula, que está à frente do Napps. Segundo ela, a maioria dos casos estava relacionada à ansiedade.
Mesmo com a diminuição das normas de convivência com a Covid-19 e a liberação de algumas aulas presenciais, a pedagoga informou que a procura no Napps ainda é alta pelos alunos. Acalmando, conversando e direcionando, o setor continua sendo responsável por tentar auxiliar, ao máximo, os acadêmicos e professores que necessitam de um aconselhamento, conversa e ajuda. “Às vezes, o aluno precisa apenas de um auxílio para formar um horário de estudo ou para entender um processo. Então, a gente tem um diálogo da melhor forma possível”, disse.
Em Pernambuco, o NAPPS é formado por Ana Paula, que é pedagoga desde o início do núcleo, e por psicólogos. Dependendo do caso, a pessoa pode ser encaminhada a serviços internos como a Clínica de Psicologia, Gerência de Fidelização, Unit Carreiras, Núcleo de Práticas Jurídicas- NP. Ou ainda para equipamentos externos da rede socioassistencial como – CAPS AD, CRAS, CREAS, DAGV e Defensoria pública. A coordenação dos cursos e os professores também são consultados para que a melhor prática pedagógica seja realizada, principalmente em alunos com necessidades educacionais especiais.
Importância
O primeiro passo do Napps é externar e informar que os alunos do Grupo Tiradentes podem encontrar um suporte na instituição, totalmente disponível para qualquer tipo de conversa e conselhos. “O atendimento é importante no momento em que estamos vivendo. A gente quer um canal aberto para os estudantes, eles podem contar com o núcleo a qualquer momento, porque nos preocupamos com a saúde mental deles. Eles têm alguém para ouvir e entender os anseios, medos e dificuldades. No pós-pandemia, é necessário continuar perto dos alunos”, salientou Ana Paula.
Atendimento
O atendimento é aberto a qualquer aluno querendo orientação ou ajuda. Pessoas com deficiências, síndromes, dificuldades em aprendizagem e com transtornos psicológicos como ansiedade, depressão ou conflitos familiares são recebidas no núcleo, que existe desde 2013.
As interações acontecem de forma híbrida, com atuação de modo on-line e presencial. Para quem não se sente seguro para ir até à faculdade, tudo é facilitado virtualmente. O núcleo realiza o plantão de atendimento pela plataforma Google Meet. Os agendamentos são feitos via telefone e e-mail: napps@unit.br