ESTUDE NA UNIT
MENU

Implantação e gestão das “cidades inteligentes” são tema de evento

O Connected Smart Cities & Mobility 2021 acontece nesta semana em São Paulo, discutindo projetos inovadores para as cidades; Grupo Tiradentes é um dos apoiadores

às 22h00
Compartilhe:

Alunos e professores do Grupo Tiradentes vão participar nesta semana, entre os dias 1º e 3 de setembro, do evento Connected Smart Cities & Mobility 2021 (CSCM 21), que acontecerá em formato híbrido, com palestras e painéis realizados presencialmente no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e transmitidos virtualmente, através de uma plataforma digital exclusiva do evento. O Tiradentes Institute, braço de relações internacionais do Grupo, é um dos apoiadores. 

O encontro reúne mais de 200 palestrantes, incluindo especialistas e gestores de instituições públicas e privadas em vários segmentos de gestão e planejamento urbano. Entre os principais convidados, estão o superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Evaldo Cruz Neto; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e a diretora regional para a América Latina do UK Science and Innovation Network, Cindy Parker.

O objetivo é aproximar empresas, entidades e governos para uma troca de experiências entre si, buscando criar e discutir ideias e projetos inovadores que ofereçam as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades e da mobilidade urbana do Brasil. “É uma oportunidade para os alunos e colaboradores do Grupo estarem em contato com referências dos setores público e privado no segmento de cidades e mobilidade urbana do país, enriquecendo assim suas visões sobre o assunto”, afirma a coordenadora de Relações Internacionais do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Renata Mindello Costa.

O foco principal do CSCM 21, de acordo com Renata, é apresentar as melhores e maiores iniciativas em desenvolvimento no Brasil, dentro da temática das Cidades Inteligentes. Trata-se de um conceito que reúne fluxos e sistemas de pessoas que interagem e utilizam serviços, materiais e recursos que impulsionam o desenvolvimento de uma cidade e atendem às demandas locais, a partir de um modelo de planejamento e gestão integrado à infraestrutura, aos serviços e às tecnologias de informação e comunicação. 

A coordenadora ainda cita dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para destacar que as Cidades Inteligentes já movimentam investimentos superiores a US$ 408 bilhões em todo o mundo, com milhares de cidades que adotaram ou estão implementando produtos e serviços inteligentes para sustentar o crescimento econômico e as demandas materiais da nova classe média em suas regiões. 

Entre os participantes estão principalmente os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. As inscrições estão abertas no site oficial e podem ser feitas até quarta-feira, 1º, para o formato presencial, e até sexta-feira, 3, para as palestras digitais. Colaboradores e associados têm 50% de desconto, através do código cscm21_inst_tirs50. Nas palestras presenciais, os participantes estão obrigados a seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: