ESTUDE NA UNIT
MENU

Estagiários unem aprendizados na faculdade com práticas em empresas

Neste Dia do Estagiário (18), alunos da Unit-PE contam suas experiências e como a rotina auxilia na vida acadêmica e profissional. Wanessa Melo, do Núcleo de Carreiras da Unit, tira dúvidas e explica a importância dessa vivência

às 14h35
Compartilhe:

Eles estão em diversas empresas e órgãos públicos para desempenhar funções e também adquirir experiências. São os estagiários, os futuros profissionais que já começam a botar cedo a mão na massa, desenvolver habilidades e colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Bom para a organização e bom para o estudante, que pode encontrar naquela vaga uma chance para ser efetivado, após a formação. Neste Dia do Estagiário (18/08), escolhemos duas histórias para contar.

Uma é de Taysa Siqueira, estudante do 9° período de Direito. Há cinco meses, ela estagia no escritório Lima e Falcão Advogados. Foi na prática que ela percebeu a ligação do curso com a rotina e diversas atribuições da advocacia. “Meu dia-a-dia no escritório é acompanhar andamentos dos processos, redação de peças jurídicas e relatórios. Além disso, percebo que essas atividades irão me agregar bastante quando me tornar advogada, tendo noção de como posso agir em determinados casos concretos”, contou. 

Para ela, a oportunidade de estagiar é válida em várias situações. “É muito importante que os alunos comecem a estagiar desde cedo, podendo ser estágio voluntário ou não. Qualquer tipo de conhecimento na área é válido”, ressaltou Taysa.

A prática do conhecimento em sala de aula

Já o estudante do 10° período de Engenharia Civil, Diego Roosevelt, vivencia sua área, há um mês, em estágio no Ministério Público de Pernambuco. Antes, atuou durante dois anos na Polícia Federal. “Na polícia, pude desempenhar várias atividades com relação ao meu curso, de forma que pude assimilar melhor o que é repassado nas disciplinas da faculdade, com mais clareza. Mas o principal aprendizado foi o fato de poder aprender a pensar como engenheiro e a desenvolver os raciocínios necessários mediante as tarefas do dia-a-dia”, lembrou.

Ele contou que as atividades foram repletas de conhecimento e vivências, com a informação do que é ser engenheiro. “Através do setor de Carreiras da Unit consegui entrar para o grupo de engenharia da Polícia Federal de Pernambuco, onde cumpri o tempo máximo de contrato e com excelente aproveitamento”, contou.

Para Diego, o papel da faculdade foi essencial nas duas experiências. “As aulas me permitiram entender basicamente as situações que eu poderia encontrar no ambiente de trabalho, de forma que eu pensasse a melhor decisão a ser tomada, aplicando a teoria vista em sala”, salientou Diego. 

Unit Carreiras

Através do Núcleo de Carreiras da Unit-PE, os alunos conseguem uma aproximação maior com estágios. Isso porque as diversas instituições parceiras do Grupo Tiradentes ajudam na hora de conseguir uma oportunidade, tornando o espaço mais acessível. “O Unit Carreiras divulga as oportunidades e disponibiliza o Carreiras Virtual, com oficinas de orientações profissionais sobre temas como planejamento de carreira, elaboração de currículo profissional, processo seletivo, documentação de estágio, entre outros”, adiantou Wanessa Melo, Analista de Desenvolvimento do Núcleo de Carreiras da Unit. Ela acrescentou que também são realizados atendimento aos egressos.

Wanessa explica como é feita a ponte entre o estudante e o mercado. “Temos parceria com empresas privadas, órgãos públicos, agentes de integração de estágio, consultorias e profissionais liberais, que disponibilizam vagas de estágio e emprego. As vagas podem ser divulgadas para os nossos alunos através do site do Unit Carreiras, App Magister Mobile e redes sociais”, informou. 

Dicas

Para os alunos que querem começar a estagiar e ter uma oportunidade no mercado de trabalho, a dica é ficar por dentro das novidades do mundo de estágios e empregos, sempre prestando atenção nos desenvolvimentos e nas tendências. Buscar compreender quais conhecimentos estão sendo mais solicitados para a área, mapear os que já possui e os que precisa desenvolver para se destacar profissionalmente são algumas das orientações. 

“Parece óbvio, mas é comum nos depararmos com pessoas que não sabem falar sobre elas mesmas, não reconhecem suas experiências e suas potencialidades”, relatou Wanessa. Para isso, uma das oficinas disponibilizadas é a de Planejamento de Carreira para que o aluno invista em seu autoconhecimento, agregue valor às suas escolhas, saiba utilizar os seus conhecimentos e torne o autodesenvolvimento um movimento constante em sua carreira.

Compartilhe: