ESTUDE NA UNIT
MENU

Pouco mais de 10% da população mundial é canhota, revela pesquisa

Cercado de polêmicas e mitos, assunto vira tema de estudos para descobrir origem, comportamento e reflexos. Inclusive, sexta (13) é comemorado o Dia do Canhoto

às 13h41
Compartilhe:

Por que você é canhoto? Essa é a pergunta que cientistas e pesquisadores vêm fazendo há anos e nunca teve uma resposta. Pelo menos, não definitivamente. Teorias não faltam. Há quem acredite que o motivo vinha da medula espinhal, por causa dos fetos já mexerem as mãos. Neurocientistas do século 19 acreditavam que os destros têm um hemisfério esquerdo predominante, enquanto nos canhotos, a atuação é no hemisfério direito. Tem também a genética, que considera um fator hereditário. Todas elas têm algo em comum: não passam de suposições e estudos não concluídos. 

O fato é que o maior estudo global sobre o assunto – feito por pesquisadores europeus da Universidade Nacional Capodistriana de Atenas (Grécia) e pela Universidade de St. Andrews (Reino Unido) com mais de 2,3 milhões de pessoas – concluiu que 10,6% da população mundial é canhota. A pesquisa foi abordada em artigo na revista “Psychological Bulletin”. 

Para o estudo, os pesquisadores examinaram os indivíduos em diferentes tarefas manuais. Eles mostraram que a prevalência de canhotos se situa entre 9,34% (usando o critério mais rigoroso de canhoto) e 18,1% (usando o critério mais brando de não destros). A melhor estimativa geral é de 10,6%. Normalmente, a dominância é medida por qual mão é usada para escrever. Porém, para o estudo, os pesquisadores consideraram o fato de que cerca de 9% das pessoas usam mãos diferentes para tarefas diferentes, o que ajudou na precisão dos resultados.

Mitos e curiosidades

O assunto rende perguntas e curiosidades. Entre mitos divulgados, têm-se o de que ser canhoto representa morte prematura e algum tipo de déficit – algo ultrapassado e sem relevância, já que, antigamente, os pais e professores forçavam esse grupo à escrita destra, totalizando no maior número de pessoas que predominam a mão direita, ou ambas. 

A questão dos hemisférios do cérebro também vem à tona, pois é muito difundido que os canhotos só usam o lado direito do órgão, que é o mais criativo. É verdade, no entanto, que o hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e que o hemisfério esquerdo controla o lado direito. Que os hemisférios têm tarefas. Porém, ambos se conectam e coordenam juntos as compreensões dos seres humanos.

Importância de estudos

A relevância de pesquisas, estudos e teorias é importante para a comunidade científica porque descobrir o motivo de “ser canhoto” abre as portas para que se entenda a complexidade do cérebro, como ele atua, os motivos de organização e o efeito disso no corpo humano. Também, através do tema, é possível saber mais sobre a evolução humana e seus mecanismos. 

Portanto, descobrir mais sobre 10,6% da população ajuda no todo, motivando assim também a quebra de tabus e preconceitos, alertando para a necessidade de objetos, utensílios e materiais para ambos os grupos de forma igualitária.

Dia do canhoto

Na próxima sexta-feira (13), é comemorado o Dia do Canhoto. A data nasceu no Reino Unido nos anos 70, sendo adotada 20 anos depois e foi criada para a conscientização das pessoas – com 90% da população destra, os objetos e materiais são feitos, em sua maioria, para quem utiliza a mão direita, enquanto os canhotos são prejudicados.

Compartilhe: