ESTUDE NA UNIT
MENU

'Feminicídio', 'sororidade' e 'home office' são incluídos em Vocabulário

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras (ABL), não era atualizado desde 2009

às 15h30
Compartilhe:

Mil palavras novas, a exemplo de “feminicídio”, “sororidade”, “crossfit”, “home office”, “negacionismo” e “lockdown“, foram incluídas na sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Com isso, o Volp, que não era atualizado desde 2009, passa a ter 382 mil palavras. A Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou a atualização na última semana de julho e ela pode ser consultada no site da ABL.

Segundo a Academia, a Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL, presidida pelo professor e acadêmico Evanildo Bechara, vem reunindo novos vocábulos colhidos em textos literários, científicos e jornalísticos, ou recebidos como sugestão por consulentes do Volp, desde a publicação da quinta edição do Volp. Com o grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano, eles se viram no dever de atualizar a obra para oferecer ao público uma edição aumentada e em dia com a evolução da língua, refletindo as mudanças da sociedade.

Dentre as muitas novas palavras acrescentadas ao Volp nesta sexta edição, estão palavras relacionadas à pandemia de Covid-19, como “home office”, “lockdown” e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula (“covid-19”). Aparecem ainda outras relacionadas aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, bem como o registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, língua e família linguística, termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, muito divulgados na mídia impressa e em textos acadêmicos.

As outras palavras acrescentadas ao Volp incluem “sororidade”, que significa sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres; “feminicídio”, que é o delito de homicídio praticado contra mulher; “home office”, que no Brasil significa trabalhar de casa, mas, no inglês, significa escritório de casa; e “necropolítica”, que é o uso do poder político e social, especialmente por parte do Estado, de forma a determinar, por meio de ações ou omissões, quem pode permanecer vivo ou deve morrer.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações da ABL

Compartilhe: