ESTUDE NA UNIT
MENU

Consultoria de Recursos Humanos colabora na identificação de líderes

O trabalho da consultoria de RH busca equacionar necessidades dos colaboradores e das empresas

às 21h07
Compartilhe:

A consultoria empresarial é um recurso aplicado por executivos para auxiliar em questões que travam o desenvolvimento e o crescimento das empresas. Ela trabalha na identificação de eventuais problemas e também na busca por maneiras eficazes de contorná-los, para alcançar resultados mais satisfatórios para seus objetivos e metas.

Esta função é desenvolvida por profissionais de variadas áreas do conhecimento, sendo muito recorrente entre os administradores de empresas. Existem diferentes tipos de consultorias para as diversas áreas específicas de negócios, mas sempre com o objetivo de tornar a gestão mais produtiva e competitiva. 

O trabalho de consultoria pode ser nas modalidades interna ou externa, sendo que cada uma com suas vantagens. No primeiro caso, a consultoria será feita por uma pessoa que já faz parte do quadro de profissionais da empresa, tem contato com sua missão e valores e será capacitada para esta nova função. 

Na consultoria externa, que é mais comum, o profissional terá um prazo determinado para encontrar tanto as falhas que passam despercebidas como as oportunidades ainda não exploradas. É utilizada quando se tem pressa e necessidade de uma visão de fora, diferencial e imparcial.

Gestão de pessoas

No setor de Recursos Humanos, esta ferramenta também é empregada, principalmente quando se busca entender as necessidades dos funcionários e de competências nas corporações, para um melhor aproveitamento das oportunidades já existentes.

O consultor vai investigar as forças e fraquezas dos colaboradores para emitir um diagnóstico empresarial e elaborar ações para aperfeiçoar o potencial do capital humano das organizações. 

A consultoria empresarial direcionada a recursos humanos vai observar questões como a real necessidade de contratação e demissões da empresa, o momento para a realização de cursos e treinamentos, e em quais áreas e outras estratégias devem ser feitos ajustes para melhorar o desempenho do time.

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos pode atuar como consultor e dinamizar sua carreira profissional. Nessa função, ele ajuda a desenvolver lideranças, aprimorar o conhecimento dos colaboradores e melhorar suas competências e habilidades.

O mercado é promissor entre novos empreendimentos, nos quais geralmente o empreendedor precisa de orientações para tocar o negócio. Como consultor, pode contribuir com as normas e procedimentos de recrutamento e seleção, dicas de mercado, orientações para redução de custos com pessoal, bom atendimento ao cliente, entre outros temas.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: