ESTUDE NA UNIT
MENU

Prof. Mozart Neves abre Jornada Pedagógica da UNIT


às 19h53
Compartilhe:

A Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT deu início, na noite desta segunda (20), a edição 2015.2 da Jornada de Mobilização Pedagógica, iniciativa que dá a largada ao corpo docente da instituição.

A palestra de abertura ocorreu na biblioteca do Anexo Saúde II, na Caxangá, sendo ministrada pelo professor, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE  e ex-secretário estadual de Educação, Mozart Neves Ramos.

Pós-doutor em Química pela Politécnica de Milão – Itália, autor de “Educação Sustentável” (2006) e coautor de “A urgência da educação”, de 2011, Mozart Neves apresentou “A educação e os professores do futuro”.

O tema prendeu a atenção dos professores ao convocá-los para uma reflexão sobre a busca por uma solução para os problemas da educação não resolvidos do séc. XX e a criação de uma agenda positiva para o séc. XXI.

Segundo Mozart Neves, para garantir a presença do aluno em sala de aula, o professor além de motivar, tem que entender que o processo de ensino-aprendizagem é colaborativo, trabalhando de forma conjunta com o estudante. “Acabou a época do docente como única fonte de conhecimento, quando hoje o jovem pode perfeitamente buscar informações de forma rápida e prática na internet”.

“Atualmente a informação é muito mais dinâmica, da mesma forma que a aula deveria ser. Para isso, o ideal é que o professor traga o problema e realize experimentações em sala, permitindo que o aluno faça uma leitura prévia do que vai ser exposto, participando de forma ativa, deixando de ser um indivíduo passivo que apenas vai copiar o assunto do quadro”, salientou o conferencista.

Ainda durante o encontro, Mozart Neves comentou que o uso da tecnologia aliada a prática é um caminho irreversível na educação. “As novas tecnologias são grandes aliadas para atrair e motivar o estudante para participar mais ativamente da aula. É o que chamamos de aprendizagens-ativos, onde ambos – alunos e professores – são proativos em relação ao processo na busca pelo conhecimento”.

Uma extensa programação movimenta a Jornada de Mobilização Pedagógica até este sábado (25), incluindo minicursos, palestras e oficinas sobre temas como Enade, integração docente, inovação, contextualização, projetos integradores, metodologias ativas, práticas de ensino, entre outros.

Compartilhe: