ESTUDE NA UNIT
MENU

Pandemia mostra importância das pesquisas e do papel do pesquisador científico

Celebrado em 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico ressalta a importância das pesquisas em momentos desafiadores, como o da pandemia

às 15h00
Compartilhe:

A produção científica sempre foi importante para auxiliar a sociedade na compreensão das descobertas, na valorização do saber, da essência e origem das coisas. Mas é bem verdade que em momentos desafiadores como esse, em que o mundo luta contra um inimigo invisível e letal como o novo coronavírus, é que a ciência e o papel do pesquisador científico são ainda mais evidenciados.

Sem dúvidas hoje, 8, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, exalta esse papel formador e esclarecedor da ciência, principalmente, no combate à desinformação. 

Os desafios impostos pela Covid-19, fizeram com que as pessoas se interessassem mais pela produção científica e reconhecessem que precisam da ciência para compreender a doença e combater a pandemia de forma correta.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem analisado o cenário da pandemia no país e destacado em suas publicações que a pandemia fez com que cientistas e pesquisadores vivenciassem um momento de recuperação da autoridade científica.

Além disso, a divulgação das pesquisas e estudos na grande mídia tem um papel importante nesse processo, onde passou a ser comum no cotidiano das pessoas que não são da área científica, discussões a respeito das vacinas, dos estudos sobre o coronavírus e suas variantes, falando sobre evidências científicas, ou seja, um movimento importante protagonizado por pessoas leigas, que estão se interessando e conhecendo o fazer científico.

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

A data tem o objetivo de incentivar o interesse de jovens e da sociedade em geral pela ciência, além de chamar a atenção para a importância da produção científica brasileira, e, ainda, prestar homenagem à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: