ESTUDE NA UNIT
MENU

Horas em frente a eletrônicos podem causar problemas de visão e de saúde

Permanecer muito tempo em frente a telas pode ocasionar danos à visão, bem como problemas posturais.

às 21h28
Compartilhe:

Estudando ou trabalhando em casa por causa da quarentena? Saiba que ficar muito tempo na frente da tela do computador, navegando pela internet no celular ou assistindo TV, pode gerar uma série de problemas de saúde, mesmo que você esteja estudando, trabalhando ou fazendo alguma outra tarefa considerada indispensável. A claridade desses aparelhos pode causar danos à visão, sendo que a má postura ao manusear os eletroeletrônicos pode ainda causar sérios problemas posturais, afetando a coluna cervical, entre outros membros.

O que ocorre é que ficamos muito atentos ao que estamos vendo e com isso temos a tendência de piscar menos. Como consequência, o olho fica ressecado, o que pode fazer com que a visão fique embaçada. É bom lembrar que a intensidade da iluminação também influencia, por isso luz demais ou de menos também deixa os olhos cansados.

Entre os problemas que a exposição excessiva a uma tela de computador pode gerar à visão está a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). Além do ressecamento ocular, ela também tem como sintoma a dor de cabeça, que ocorre justamente por esse “cansaço na vista”.

Nesse caso, a melhor solução é tirar intervalos para ficar um tempo sem olhar para a tela. Por exemplo, se você está há uma hora na frente do computador pode parar por apenas cinco minutos. Mas quanto mais tempo você estiver navegando sem descanso, maior deve ser o período dessa pausa. Consumir alimentos que sejam bons para a visão também é indicado pelos especialistas.

Há ainda outras atitudes que podem ajudar a evitar transtornos à visão. Por exemplo, usar o computador com o brilho baixo em um ambiente escuro, afastar focos de luz dos olhos, afastar o ar-condicionado ou ventilador do rosto, manter os aplicativos abaixo da linha dos olhos e também fazer pausas de 1 a 5 minutos a cada hora – levantar e caminhar é uma boa opção para estimular a circulação.

Outros problemas

Também vale ressaltar que quem é viciado em tecnologia e internet corre o risco de sofrer outros problemas como obesidade, depressão, fobia social, além de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) por causa dos movimentos no computador. Desta forma, o melhor é se policiar quanto aos excessos e procurar um especialista assim que sentir que algo não vai bem com a sua saúde.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: