ESTUDE NA UNIT
MENU

Nutrição: prevenção e cuidado por meio da alimentação

Alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, indústria, nutrição esportiva são apenas algumas das áreas de atuação profissional

às 19h37
Compartilhe:

Transformar a sociedade por meio da alimentação e da nutrição. Esta é a essência da área profissional da Nutrição, que existe de forma regulamentada no país há mais de 50 anos. São aproximadamente 158 mil nutricionistas formados que atuam orientando a população a se alimentar a fim de corrigir deficiências.

Se no passado a desnutrição, sobretudo a infantil, era umas das principais preocupações destes profissionais no Brasil, hoje em dia a obesidade crescente e as patologias decorrentes dela estão no topo da rotina de trabalho. Existem ainda questões relacionadas à suplementação e intolerância alimentar, que vêm aumentando a busca por atendimento. 

O nutricionista é o profissional que vai prestar serviços para conduzir pacientes a fazer boas escolhas alimentares para que se evitem ou se promovam os quadros acima. Para isso, se utiliza de princípios, conhecimentos e técnicas da ciência da Nutrição, pautados na ética e na legislação profissional. São conhecimentos que começam a se desenvolver numa boa faculdade.

Formação profissional

O Bacharelado em Nutrição da Universidade Tiradentes oferece uma infraestrutura completa, dotada de laboratórios, espaços destinados às disciplinas práticas, uma ampla biblioteca especializada, além de um ambulatório de Nutrição que realiza atendimento gratuito à população, permitindo o exercício do atendimento ao público dentro da faculdade. 

A graduação tem duração de 8 semestres, com carga horária de 3.580 horas e possui o reconhecimento formal do Ministério da Educação (MEC), posicionando-se entre os melhores do Brasil. 

No decorrer do curso de Nutrição, o estudante da Unit vai conhecer o funcionamento do corpo humano, os distúrbios causados por uma eventual alimentação inadequada, as necessidades nutricionais básicas nas diferentes faixas etárias, entre outras especificidades relacionadas aos nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Dentre as disciplinas estudadas estão a Biologia Celular, Fisiologia Humana, Anatomia Humana, Parasitologia, Avaliação e Semiologia Nutricional, Bromatologia entre outras relacionadas à aprendizagem e pesquisa. 

Para tanto, faz diferença um corpo docente capacitado, formado por mestres e doutores com vasta experiência no mercado e acadêmica para uma matriz curricular sempre atualizada. O curso é ofertado na modalidade presencial e de Educação a distância (EAD). 

Áreas de atuação

O nutricionista pode atuar em diferentes segmentos como Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria, Nutrição Esportiva entre outros. Dados da pesquisa “Inserção dos Nutricionistas no Brasil” revelam que cerca de 30.8% dos profissionais atuam em alimentação coletiva e indicam um cenário de crescimento da profissão nos últimos anos. 

Desde 2020, com a necessidade de isolamento social exigido como medida preventiva ao contágio do coronavírus, o CFN disciplinou a teleconsulta como forma de realização do atendimento do nutricionista e para a continuidade da prestação da assistência nutricional. 

Outro segmento importante é o de pesquisas que estudam a qualidade da alimentação das diferentes populações (infantil, adulto, idosos, pessoas com doenças crônicas etc) que vão embasar políticas públicas, desenvolvimento de suplementos alimentares, medicações, entre outros benefícios. A Unit também oferece opções para quem deseja se especializar nessa área.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: