ESTUDE NA UNIT
MENU

Maternidade e vida acadêmica: a superação e força de Tatiellen Karolina

A estudante de Estética e Cosmética da Unit-PE viveu dificuldades no processo de ser mãe e aluna ao mesmo tempo. Atualmente, no último período do curso, ela conta sua trajetória de força de vontade e sonhos, que a fizeram chegar longe

às 18h08
Compartilhe:

Conciliar a faculdade com as tarefas e compromissos do dia-a-dia não é fácil. Ainda mais quando é preciso exercer outro papel: o da maternidade. Esse foi o caso de Tatiellen Karolina, estudante de Estética e Cosmética da Unit-PE. Logo no começo do curso, ela descobriu sua gravidez e se viu em uma caminhada ainda mais difícil de lidar. Mas nunca perdeu o foco em seus sonhos: prestar apoio ao seu filho e marido ao mesmo tempo e realizar as demandas da faculdade.

A vida acadêmica sempre foi uma meta de Tatiellen. O primeiro curso foi o de Letras, mas não houve identificação. E a vontade de ir para uma faculdade não foi aceita facilmente, pois sua família não apoiava a decisão. “Eles queriam que eu ficasse em casa, porque diziam que era desnecessário fazer faculdade”, explicou. Porém, logo depois, surgiu um novo interesse de estudo na vida de Tatiellen. Mais uma vez, ela se viu na necessidade de contrariar a família e perseguir um sonho. “Comecei a pesquisar cursos e me identifiquei com Estética. Queria uma bolsa pelo ProUni, então foquei no Enem para tirar uma nota boa”, contou.

Apoio na decisão

Assim, a estudante conseguiu a bolsa e entrou na Unit-PE, mesmo com a reprovação inicial da família. Segundo ela, depois de um tempo, os pais começaram a aceitar a decisão e o apoio de seu namorado na época, hoje esposo, foi essencial para sua persistência. “Com o tempo, eles passaram a aceitar, mas foi difícil. Meu esposo sempre me deu muita força e me impulsionava mesmo. E é um dos motivos de eu estar lá e ter conseguido”, lembrou.

A gravidez

Mais dificuldades surgiram quando a estudante se descobriu grávida. Seu transporte de locomoção para ir e voltar da faculdade era o ônibus e suas aulas eram à noite.  Mesmo assim, ela continuou fazendo o trajeto até o 9° mês de gravidez. “Era bem difícil. Porque eram ônibus muito lotados e, na maioria das vezes, eu ia em pé. Era muito raro alguém dar um lugar para eu sentar. Então, eu ficava com medo de cair, de levar um empurrão. Algumas vezes, eu quase caí. O horário também era complicado, porque eu saía da faculdade de dez horas da noite e chegava em casa às onze. Foi muito difícil mesmo”, relembrou.

Logo após o nascimento de seu filho, Davi, a estudante teve que trancar um período da faculdade, já que não tinha com quem deixá-lo. Mesmo depois, quando conseguiu voltar a cursar, a distância era complicada. O filho sentia sua falta e da amamentação, que não conseguia ser suprida com a mamadeira. “Era bem difícil deixar meu filho e ir para a faculdade. Ele chorava muito, sentia minha falta. Era bem difícil a questão da amamentação”, lembrou.

Rotina

Ela recorda que os estudos também foram prejudicados por causa da rotina cansativa. “A gente tem que estudar, se dedicar. Principalmente estética, que a gente tem que praticar bastante”, explicou. Mesmo com as dificuldades, a palavra principal de Tatiellen é superação. Com barreiras da família, dificuldades na locomoção, no pós-parto e com seu filho recém-nascido, ela nunca pensou em abandonar seu sonho. “Superação é não desistir, apesar das dificuldades. É buscar trabalhar ao invés de murmurar. Assim que meu filho nasceu, minha cirurgia infeccionou e passei um bom tempo para me recuperar. Também tive uma alergia à anestesia. Foi horrível. Tenho orgulho da mulher que tornei, e sei que posso chegar cada dia mais longe”, ressaltou.

Carreira

Com paixão pela Estética, por causa do campo amplo na área da beleza, a estudante têm muitos planos para sua carreira. “Tenho muita vontade de fazer uma pós-graduação para lecionar em um curso técnico ou faculdade. Também penso em trabalhar em uma clínica de estética para ter a experiência. Fiz alguns estágios dentro da faculdade, mas quero muito ter as práticas de fora”, finalizou.

Compartilhe: