ESTUDE NA UNIT
MENU

Infiltrações podem causar danos à estrutura de imóveis

Diagnóstico feito por profissional qualificado e a realização de reparos necessários ajudam a eliminar vazamentos, umidades e proteger o empreendimento

às 18h46
Compartilhe:

Basta chover para aparecer goteira, umidade nas paredes e até mofo. As infiltrações geram transtornos, podem afetar a saúde com doenças respiratórias e alérgicas e haver até comprometimento na estrutura, com a corrosão do concreto armado. Mas de acordo com o especialista em engenharia diagnóstica e professor de Engenharia Civil do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), João Ricardo, este tipo de problema pode ser resolvido com diagnóstico preciso, feito por profissional, e a realização de reparos necessários.

Segundo ele, o volume intenso de água encontra brechas no telhado, janela e pelo concreto de muitos imóveis. Isso já foi percebido em muitos imóveis. Nos últimos dias, o volume de água foi intenso. Conforme a Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), nos 14 primeiros dias de maio, as chuvas que caíram no Recife alcançaram 439,4 milímetros. Esse montante equivale a 134% da média histórica de todo o mês. Resultado: vazamento, paredes úmidas e até danos na estrutura. É um sinal de alerta para se fazer a manutenção dos empreendimentos. 

“Em casos de infiltração, é preciso avaliar com cuidado a mancha de umidade no local, pois ela possivelmente dará os primeiros indícios do problema. Em seguida, iniciar uma série de estudos sobre a origem dessas infiltrações para intervir na raiz do problema”, alertou o engenheiro.

Reparos

Quando a umidade é identificada no teto, piso ou parede, a solução inicial é verificar possíveis pontos de infiltração ou contato direto com  água, realizar o reparo dessas áreas afetadas, refazer o processo de impermeabilização e, por fim, refazer o cobrimento, no caso da parede e piso. Já em relação ao teto, o reparo vai depender do tipo de cobertura, telha ou laje. 

“O indicado é se antecipar e realizar manutenções periódicas por profissionais adequados, pois muitas vezes as chuvas do período anterior já deixaram a sua marca pela casa, como manchas nas paredes, pontos de vazamentos, mofos e bolores”, disse o engenheiro. Outras medidas envolvem limpeza de calhas e ralos para desobstruir o caminho da água da chuva passar e reposição do telhado. 

Compartilhe: