ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Carreiras: uma porta de entrada para o mercado de trabalho

Núcleos de empregabilidade das unidades do Grupo Tiradentes aproximam empresas da Universidade e preparam alunos e egressos para um ingresso bem-sucedido no mercado

às 21h39
Compartilhe:

Para quem busca a primeira chance no mercado de trabalho, ter um apoio profissional, que ajude o estudante a se preparar melhor e até o encaminhe para o mercado de trabalho. Esse é o maior objetivo do Tiradentes Carreiras, projeto existente há dois anos e coordenado por um núcleo estratégico de empregabilidade ligado à Vice-Presidência Acadêmica (VPA) do Grupo Tiradentes. Esse núcleo agrega e coordena os núcleos de carreiras que funcionam em todas as cinco instituições de ensino superior mantidas pela companhia em Sergipe, Alagoas e Pernambuco

Em cada uma delas, o Carreiras proporciona um espaço voltado para orientar individualmente e capacitar alunos de graduação, pós-graduação e egressos, através de cursos, treinamentos e outras iniciativas. “O Carreiras Grupo faz as ações e interage com as coordenações de cada unidade. E cada unidade executa, operacionaliza as metas, as métricas e as ideias que são tomadas conjuntamente com o Estratégico”, explica a gerente do Tiradentes Carreiras, Janaína Machado. As unidades de carreira também gerenciam e divulgam em seus campi as oportunidades de emprego e de estágios, disponibilizadas através de parcerias das instituições de ensino com empresas e entidades empresariais. 

Essas vagas são ofertadas através de um trabalho de interação entre as faculdades/universidades e os setores de Recursos Humanos das empresas. Essa interação acontece através de eventos como o Inspira Mais e o Café com o RH. “Trazemos empresas e egressos para conversar com nossos alunos, compartilhar experiências de sucesso que nós temos. A gente conversa com os RHs, ouve sugestões, e esses RHs encaminham as vagas pra gente. Então, a gente já conhece o perfil de cada empresa, porque somos nós que trilhamos muito desses currículos”, diz Janaína. 

A partir destas vagas, os alunos ou egressos se candidatam à seleção ou o próprio núcleo local do Carreiras encaminha os currículos selecionados de acordo com os perfis requisitados pela empresa interessada, que por sua vez chama os escolhidos para entrevistas. Para a gerente, os bancos de currículos de cada unidade são uma grande vantagem que as empresas encontram nas instituições de ensino do Grupo Tiradentes. “A vantagem das empresas é que elas têm um banco de talentos dentro da própria universidade, porque ela colhe esses currículos para mandar para elas. As empresas têm o apoio, a facilidade no recrutamento de seleção, porque nós não trabalhamos apenas com estágio, mas com vagas de emprego e nós temos um grande quantitativo de egressos”, destacou Janaína. 

O Tiradentes Carreiras permitiu que o projeto encaminhasse muitos alunos e egressos das instituições do Grupo para firmas renomadas de diversos setores e áreas no Nordeste. E também tem buscado qualificar e preparar os alunos para planejar a carreira e desenvolver novas habilidades exigidas pelo mercado. “Inteligência emocional, conhecimento tecnológico e criatividade serão exigidos a partir de agora. Estamos com novos problemas, que nunca foram vivenciados pela humanidade e isso transforma as pessoas, que precisam resolver com novas soluções”, ressaltou a gerente, frisando que as unidades buscam despertar a autonomia, a criatividade e a determinação dos alunos no mercado de produção e serviços, seja como empregado, autônomo, profissional liberal ou empreendedor. 

Outras informações podem ser obtidas nos núcleos do Tiradentes Carreiras em cada unidade, através de seus sites na Internet e de seus contatos. Os atendimentos são realizados mediante agendamento. Os estudantes também podem acessar os serviços do Carreiras através do Magister. 

CONTATOS DO TIRADENTES CARREIRAS

Sergipe: 

https://portal.unit.br/carreiras/

Para os cursos presenciais: carreiras@unit.br 
(79) 3218-2113 e (79) 98166-0667

Para os cursos EAD: carreiras_ead@unit.br 
(79) 3218-2332 e (79) 98166-0667

Alagoas: 

https://al.unit.br/carreiras/
carreiras@al.unit.br 
(82) 3311-3114

Pernambuco: 

https://pe.unit.br/carreiras/
carreiras@pe.unit.br 
Fone: (81) 3878-5180 e 98953-7384

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: