ESTUDE NA UNIT
MENU

Ação exalta parceria de sucesso entre Grupo Tiradentes e Universidade de Boston

União entre instituições gerou o Tiradentes Institute at UMass Boston, que celebra 3 anos e realiza colóquio internacional

às 21h13
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Compartilhe:

Há 3 anos o Grupo Tiradentes (GT) firmou uma parceria importante com a Universidade de Massachusetts Boston (UMass), resultando na criação do Tiradentes Institute, que proporciona que estudantes e profissionais possam desenvolver pesquisas, incentivar a mobilidade estudantil, promover a troca de conhecimento científico, bem como proporcionar aos estudantes vivências internacionais. Desse acordo entre instituições surgiu o Tiradentes Institute at UMass Boston, que nesta segunda-feira, 19, iniciou seu colóquio internacional.

O evento celebra o aniversário do instituto e do GT, que neste ano comemora 59 anos de trajetória. “Vamos começar o colóquio festejando o Grupo Tiradentes. Queremos parabenizar a todos que fazem parte dessa conquista, em especial o professor Uchôa e dona Amélia, que lideram nossas instituições com a mesma garra de 1962”, disse o diretor executivo do Tiradentes Institute, Otávio Correia de Melo Neto.

O líder da entidade destacou que o Tiradentes Institute at UMass Boston é a primeira iniciativa internacional entre Brasil e Estados Unidos. “As duas universidades se juntaram para desenvolver ações educacionais e científicas. Temos pontos em comum, como o compromisso social e a capacidade de solucionarmos problemas”, acrescentou. 

A gratidão a todos que fizeram e fazem a parceria dar certo é um dos pontos altos da fala do fundador do GT, Jouberto Uchôa, durante o evento. “Agradeço ao reitor da UMass, Joseph Berger, pelo gesto de confiança de sua instituição para com o Grupo. Destaco ainda a figura do conselheiro do GT Mozart Neves, que foi o responsável para que chegássemos a Boston, maior centro universitário do mundo. Meu reconhecimento também a Otávio, uma grande revelação que nos enche de orgulho”.

Para o presidente do GT, Luciano Klima, a instituição busca de forma incessante intermediar iniciativas que tragam visão globalizada para os estudantes. “Estamos trabalhando para garantir que o aluno, mesmo estando no Brasil, tenha acesso a diversas oportunidades para realizar seu projeto de vida. Ficamos muito felizes por contribuir com a sociedade, entregando pessoas melhores que possam fazer nosso mundo cada vez melhor para se viver”, afirmou. 

A lembrança da visita de membros do GT a Boston foi um dos pontos destacados pelo reitor da University of Massachusetts Boston. Joseph B. Berger disse que sente muito orgulho pela parceria firmada entre as instituições e destacou, assim como Otávio, características em comum entre o Tiradentes Institute e a UMass. “Queremos justiça social através de programas acadêmicos e estamos engajados nisso”, complementou. 

Colóquio

O Colóquio Internacional segue até esta terça-feira, 20, com programação durante a tarde, das 14h às 17h. As inscrições seguem abertas até o momento do evento. Podem participar alunos, colaboradores e pessoas da comunidade externa. 

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: