ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Engenharia criam protótipo para medir massa corporal

Alunos de Engenharia Mecatrônica da Unit-PE desenvolveram protótipo com sensor ultrassônico para auxiliar profissionais de saúde na verificação de peso, altura e IMC

às 16h51
Compartilhe:

Ainda está em desenvolvimento, mas uma solução criada por alunos de Engenharia Mecatrônica, do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) pretende calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), com maior precisão. O IMC é o padrão utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para saber se a pessoa está no peso ideal, levando em consideração a altura do indivíduo. Com o protótipo, a intenção dos estudantes Hugo Xavier e Davi Luiz é ajudar os profissionais de saúde e agilizar a obtenção das medidas de peso e altura para realizar o cálculo do IMC.

Trata-se de uma balança, que consegue realizar o cálculo do IMC, após a coleta dos dados. A mensuração da altura é feita através de um sensor ultrassônico, que emitirá um sinal a partir da base da balança. Já o recolhimento da informação do peso se dará de forma convencional, por meio de célula de carga. No fim, os dados são computados e o resultado aparece no display da própria balança. Segundo Davi Luiz, um dos idealizadores, a proposta é que o futuro equipamento tenha baixo custo de produção, o que facilita aquisição.

Resultado

Através do resultado, é possível afirmar se a pessoa está acima ou abaixo do peso considerado ideal. Estar fora do indicado pode influenciar bastante na saúde, aumentando o risco de outras doenças. “O projeto é capaz de eliminar o erro por observação que pode estar presente na hora de mensurar a altura com uma fita métrica, por exemplo”, disse Davi Luiz, um dos alunos de engenharia idealizadores. Além disso, a partir do resultado do IMC, a pessoa pode adquirir hábitos mais saudáveis, como alimentação adequada e exercícios físicos, a fim de melhorar seus índices.

Compartilhe: