ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna de escola pública realiza o sonho da graduação com bolsa integral na Unit

A época que eu mais estudei e me esforcei foi quando dormia cinco horas todas as noites e pegava ônibus com malas’, relembra Graziella, estudante de Odontologia

às 20h12
Compartilhe:

Perseverança é a palavra que pode definir a história de Graziella Roque. Aluna de escola pública e moradora de Paudalho, a jovem estudante está finalizando o curso de Odontologia na Unit-PE. Conseguiu uma bolsa integral, o que facilitou os estudos no ensino superior. Com muito esforço e determinação, por várias vezes ela venceu o cansaço diário para atingir sua meta: se formar e atuar na área. E enveredar pelo campo da reabilitação oral e estética.

Todos os dias, a universitária saía de casa às 5h da manhã para ir trabalhar no Recife. Já levava na mala tudo que ia precisar no dia: os instrumentos para a aula, roupa, itens pessoais e até as refeições. Ao largar, seguia direto para a faculdade. Ficava estudando na biblioteca até iniciar a aula. Passou tanto tempo nessa jornada, que foi a aluna que mais pegou e consultou os livros no ranking da faculdade.

Quando as aulas terminavam, por volta das 21h, ela aguardava o ônibus municipal para retornar à sua casa e chegava quase meia-noite. Ao longo do dia, aproveitava o tempo para fazer render os estudos. Muitas vezes, ia lendo no ônibus. “Sem sombra de dúvidas, a época que eu mais estudei e me esforcei foi essa, quando dormia cinco horas todas as noites e pegava ônibus com malas”, relembra.

A escolha

Até que chegou a fase dos estágios e ela precisou escolher entre trabalho e o futuro profissional. Conversou com a família, que garantiu apoio de imediato. “Meus pais e irmã foram minha base, minha fortaleza para eu conseguir chegar ao término do meu curso. Meus pais sempre priorizaram os estudos”, ressalta.

Aí veio a pandemia, mas a a estudante da bolsa integral não desistiu. Conseguiu realizar as atividades práticas em Paudalho, ter aulas virtuais em casa e ir à faculdade uma vez por semana. Nos últimos meses do curso, ela olha para trás e vê que valeu a pena tanto esforço e empenho. “Eu me vejo como uma batalhadora por chegar na reta final do meu curso. Em vários momentos não tinha mais forças para continuar, devido ao cansaço, mas eu tinha que arrumar mais um pouco de energia para estudar. Hoje, eu estou exatamente onde eu queria chegar”, disse a estudante de odontologia. E com um sentimento de gratidão: poder devolver sorrisos.

Compartilhe: