ESTUDE NA UNIT
MENU

Ensino digital é absorvido por professores da escola pública

Capacitação do Tiradentes Innovation Center treinou docentes da rede estadual de Sergipe a usarem ferramentas do Google no planejamento e ministração de aulas

às 14h32
Compartilhe:

O advento de novas ferramentas tecnológicas educacionais, tidas antes como acessíveis apenas para alunos de escolas privadas, passa agora a ser mais presente nas escolas públicas e a contribuir decisivamente para a melhoria de sua qualidade. Esse processo de adaptação vem tendo uma parcela de contribuição do Grupo Tiradentes, que através do seu centro de inovação, o Tiradentes Innovation Center, e do Observatório da Educação Tiradentes (Obet), vem qualificando professores e coordenadores de escolas para o uso dessas ferramentas nas atividades escolares remotas – e futuramente nas aulas presenciais. 

Um dos primeiros passos nesse sentido veio através de uma parceria entre o Grupo Tiradentes e a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura de Sergipe (Seduc/SE). Ela permitiu que centenas de professores da rede estadual passassem pelo “Programa de Formação Docente na Era Digital: minha, sua, nossa escola junto com Google for Education”. Nesta primeira etapa, iniciada entre agosto e setembro de 2020, um grande número de professores acompanhou as aulas de capacitação ao vivo ou por material gravado. E dos 468 inscritos, 247 alcançaram os critérios para a certificação, resultado considerado positivo. 

Por meio do conhecimento ofertado pelo Grupo Tiradentes, através de 17 docentes das unidades em Sergipe, Alagoas e Pernambuco, que atuaram como facilitadores, os professores da rede pública estadual tiveram a oportunidade de conhecer sistemas e plataformas já adotados nas unidades da companhia e em outras escolas e universidades pelo mundo, a exemplo do Google Workspace (nova configuração do G Suíte) e suas ferramentas, que não demoraram a ser aplicadas no dia-a-dia das escolas estaduais.

Algumas experiências nesse sentido foram abordadas como exemplo em um workshop promovido pelo Tiradentes Innovation Center. Uma delas foi a da professora Patrícia Fernanda Andrade, do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão (SE), que usou o Google Jamboard para ensinar sobre Cinética Química para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Por meio do programa, os alunos puderam fazer leituras, interpretações de texto, prática experimental e responder às questões através de notas autoadesivas. “Vi que os meus alunos desenvolveram habilidades digitais, assim como eu professora, passaram a prestar mais atenção, ficaram mais motivados e se sentiram mais incluídos dentro desse processo ensino-aprendizagem”, definiu ela. 

Outro exemplo é o da professora Edgênia Ferreira Santos Rubrica, do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, em Aracaju, que utilizou o Google Forms, programa de formulários do Workspace, e as rubricas de avaliação para aplicar questões de Física, em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma lista de questões foi aplicada para os alunos e a correção manual foi feita antes da liberação das notas, o que segundo ela, lhe deu agilidade na correção das atividades e rapidez nas respostas aos alunos. Isso permitiu ainda que as explicações dos assuntos fossem mais reforçadas, através de mensagens por Whatsapp, o que beneficiou principalmente alunos que não tinham acesso ao sistema do Classroom. 

A ideia é de que outras capacitações sobre ferramentas digitais sejam realizadas entre os professores, a partir da multiplicação do conhecimento e do processo de acompanhamento dos resultados da capacitação, o que vem sendo feito pelo Obet no período após a capacitação. “A gente pretende que essa seja a primeira ação do Observatório, e também uma das primeiras ações de avaliação e acompanhamento do curso que houve sobre o uso de ferramentas do Google for Education”, destaca o professor Ronaldo Linhares, do Observatório e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes Sergipe, acrescentando que os professores formados nesta capacitação podem atuar como multiplicadores, repassando o conteúdo adquirido a outros colegas dentro da rede estadual de ensino. 

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: