ESTUDE NA UNIT
MENU

UNIT inicia implantação de clickers em sala de aula


às 13h47
Compartilhe:

DSC_0230Uma tecnologia que permite mensurar em tempo real, o nível de compreensão de uma turma de estudantes em relação ao conteúdo lecionado pelo professor.
Algo que parece sonho para grande parte daqueles que atuam em sala de aula, já está em fase de implantação nas graduações da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.
A iniciativa conhecida como Sistema Pessoal de Respostas (SPR), consta de pequenos aparelhos portáteis – os clickers – distribuídos aos alunos, proporcionando que a turma responda rapidamente questões propostas pelo professor.
O software que gerencia o equipamento apresenta a visualização imediata dos dados e resultados obtidos durante a atividade, permitindo ao docente a análise do entendimento do assunto que acabou de ser lecionado.
O método utilizado é o Peer Instruction – Instrução pelos colegas – um recurso de ensino interativo baseado em pesquisas de aprendizagem e desenvolvido pelo professor Eric Mazur, físico e educador da Universidade de Harvard, na década de 90.
A novidade foi apresentada ao corpo docente da UNIT em treinamento ministrado pela coordenadora do curso de Direito, do Centro Universitário Unit, de Alagoas, professora Karoline Mafra que comentou a implantação do recurso.
“Nesta metodologia, há uma aula expositiva seguida de uma ou mais perguntas que proporcionem colher automaticamente, por meio dos clickers, as respostas dos alunos para um computador ou outros dispositivos”.
Ainda segundo Karoline, “o desafio está concentrado em incentivar o aluno a aprender com fontes primárias, receber um feedback constante (aluno-professor) para diagnosticar a deficiência quanto ao assunto proposto, mobilizar o aluno a estudar e promover a interação constante entre os colegas”, salientou.
O sistema já tem sido aplicado no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Viçosa (MG) e no Centro UNISAL, Unidade de Ensino de Lorena (SP).
DSC_0237DSC_0220DSC_0230DSC_0226

Compartilhe: