ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia do Esteticista: conheça um pouco mais sobre a profissão

A data tem o intuito de valorizar a profissão que cuida tanto da aparência quanto da saúde

às 20h28
Compartilhe:

Comemorada no dia 18 de janeiro, o Dia do Esteticista foi instituído a partir de 2012, quando a profissão foi reconhecida por lei federal (Lei 12.592/12). É uma data que valoriza e mostra a importância da profissão para a sociedade. Já em 2018, as profissões (esteticista, cosmetólogo e técnico em Estética) foram regulamentadas pela Lei 13.643/18. Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unit PE, professora Ivanacha Carneiro, “é muito importante a regulamentação, pois preserva os direitos dos profissionais, amplia o campo de trabalho e permite que a sociedade tenha acesso à atendimento qualificado e com responsabilidade técnica”.

Atuação

O esteticista é um profissional que atua realizando procedimentos que visam não só a beleza, mas também a saúde e bem-estar da população. É uma profissão que atua junto a uma equipe multidisciplinar para, principalmente, ajudar e melhorar a autoestima do cliente. Os principais empregadores no Brasil e no mundo são clínicas de estética, salões de beleza, SPA, Centros Estéticos, Academias, Faculdades, Centros Universitários, Universidades, Empresas de Representações de Equipamentos e Cosméticos, dentre outros.

Além disso, o crescente mercado de estética faz com que aumente a diversidade dos possíveis caminhos profissionais. Segundo Ivanacha, além das áreas de atuações já muito conhecidas como: clínica e salões de beleza, a estética tem crescido bastante no caminho da pesquisa científica, mídias sociais e na área de empreendedorismo em novos nichos de mercado, como exemplo das novas barbearias.

Formação

Ainda de acordo com a professora Ivanacha Carneiro, “antes de a profissão ser regulamentada qualquer um podia se dizer esteticista, não era exigida formação ou qualificação, isso trazia muitos riscos para a população, pois os procedimentos não eram realizados de forma profissional.”, diz.

Hoje, quem deseja tornar-se esteticista precisa passar por uma formação de nível técnico ou superior. As graduações tem tempo médio de três anos e habilita profissionais para realizarem procedimentos de forma qualificada, com todo o conhecimento e segurança exigida. Conheça mais sobre o curso de Estética e Cosmética da Unit PE clicando aqui.

Compartilhe: