ESTUDE NA UNIT
MENU

UNIT promove VII Semana de Enfermagem


às 11h57
Compartilhe:

DSC_0134Apresentar as mais recentes novidades de um mercado de trabalho que abrange mais de 70 mil profissionais na Região Nordeste e mais de 16 mil em Pernambuco. Este é o objetivo da VII Semana de Enfermagem, que a Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT promove a partir do dia 12 de maio, no auditório do Anexo Saúde, na Caxangá.

A data marca o Dia Internacional da Enfermagem, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a pioneira da área e fundadora da primeira escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra, em 1860.

Com o tema Assistência em Enfermagem: Promoção com Qualidade e Segurança, a iniciativa reúne palestrantes e temas como: a gestão de imunobiológicos, processos de qualidade e segurança, biossegurança e controle de infecções, gerência de risco do paciente e assistência de enfermagem no transplante de medula óssea.

DSC_0139A abertura do evento, às 19h, ficou por conta da coordenadora da graduação, professora Karla Romana, da vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN – PE), Dra. Marcleide Correia, que falou sobre as estratégias da nova gestão para os profissionais de enfermagem e  da diretora da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Ruth Ivete, que detalhou os preparativos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde .

A noite ainda contou com a palestra do enfermeiro e coordenador da UTI do Hospital da Restauração, e da Emergência do Hospital Santa Joana, empresário da área de Software em Saúde, Dr. Islan Moisalye Barbosa.

Durante os três dias do evento também serão apresentadas as especificidades da profissão, que engloba auxiliares, técnicos e enfermeiros, que podem atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde, geriatria, no Programa Saúde da Família – PSF, ou em equipes multiprofissionais cuidando da higiene e alimentação, até a administração de remédios e a prescrição de curativos em pacientes.

DSC_0131As vagas de emprego para os que escolhem a área estão distribuídas nos 400 estabelecimentos de saúde existentes apenas no Recife, o maior polo médico do Norte-Nordeste e o segundo maior do Brasil, com salários que variam de R$ 2mil a R$ 10mil e uma carga horária de 30h ou 40h.

Todos os participantes da VII Semana de Enfermagem, da UNIT, doaram dois pacotes de leite em pó que serão destinados a creche Lar das Crianças, no bairro do Arruda.

 

Confira a programação completa abaixo:

Dia 12 – Manhã

09h30 – O Enfermeiro na Gestão dos Imunobiológicos

Dra. Ana Catarina de Melo (Enfermeira, Mestre em Avaliação em Saúde – IMIP e Coordenadora do Programa de Imunização do Estado de Pernambuco)

 

Dia 12 – Noite

18 às 19hs – Credenciamento

19h – Abertura solene – Coordenação da graduação de Enfermagem e COREN-PE

Professora Karla Romana (coorda. da graduação em Enfermagem da UNIT)

Dra. Giovana Mastrangeli (presidente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-PE)

19h45 – Processos de Qualidade e Segurança do Paciente em Enfermagem

Dr. Islan Moisalye Barbosa Gomes (Enfermeiro, Especialista em Gestão de Emergência pelo Hospital Sírio Libanês, Coordenador da UTI do Hospital da Restauração, Coordenador da Emergência do Hospital Santa Joana e Empresário da área de Software em Saúde). 

 

Dia 13 – Noite

19h – Estratégias da Biossegurança e Controle de Infecção na Atuação da Enfermagem

Dra. Conceição Lira (Enfermeira, Especialista em gestão ambiental, Mestre e Professora do Núcleo de Enfermagem- CAV/ UFPE).

20h30 – Gerencia de Risco e Segurança do Paciente: Experiência da Enfermagem

Dra. Cristiane Araujo da Silva (Enfermeira, Membro do Núcleo de Segurança do Paciente e Gerente de Risco do Hospital da Restauração – PE, Docente do Espaço Enfermagem).

 

Dia 14 – Noite

19h30 – Assistência de Enfermagem no transplante de Medula Óssea

Enfa. Ana Patrícia Souto

20h30 – A percepção do risco para a segurança do paciente: uma abordagem para qualificação do da força de trabalho na Enfermagem

Enfa. Andrea Drummond

Compartilhe: