Informações Gerais

Quem é a UNIT PE

A Unit PE foi credenciada pela Portaria MEC nº 826, de 27 de abril de 2001, publicada no DOU de 02 de maio de 2001. Tem como mantenedora a Sociedade Pernambucana de Ensino Superior (SOPES), CNPJ 03.844.218/0001-10. Está pautada na trajetória de sucesso e comprometimento com a sociedade pernambucana, demostrada ao longo dos seus 16 anos de existência. O Centro Universitário Tiradentes PE  oferece cursos presenciais em Educação Superior de graduação e pós-graduação lato sensu e suas atividades acadêmicas, contemplando diversas áreas.

Historicamente, em abril de 2001, a UNIT PE teve seus dois primeiros cursos autorizados, sendo eles Turismo e Administração. Em novembro de 2004 recebeu autorização para o funcionamento do Curso de Direito. No primeiro semestre do ano de 2006 são reconhecidos os cursos de Administração, e Administração com Habilitação em Marketing. No segundo semestre desse mesmo ano ocorre o reconhecimento do curso de Turismo. No segundo semestre do ano de 2007, a UNIT PE recebeu autorizações para funcionamento dos cursos de graduação tecnológica em Gestão Financeira e Processos Gerenciais. No primeiro semestre do ano de 2009 foram autorizados os cursos de bacharelado em Enfermagem e os cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia e Estética e Cosmética. No primeiro semestre do ano de 2011 recebeu autorizações para funcionamento dos cursos de bacharelado em Odontologia e Biomedicina.

Dentro desse cenário de expansão, a implantação do PDI 2013-2017 levou à proposição de novos desafios, sempre objetivando tornar a UNIT PE uma das melhores instituições de educação superior privadas do estado de Pernambuco. Os principais objetivos deste PDI foram consolidar o plano de crescimento da instituição visando à abertura de novos cursos, assim como sua estruturação, renovação dos processos de atendimento aos discentes, elevação do perfil docente, expansão da oferta Lato Sensu e desenvolvimento de um núcleo de pós-graduação, reestruturação da organização e gestão da UNIT PE, e modernização dos mecanismos de autoavaliação da UNIT PE.

Uma das metas estabelecidas está relacionada à ampliação no número de cursos autorizados. Para isso houve o desenvolvimento de novos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), assim como a contratação de novos docentes e expansão da infraestrutura física de forma a possibilitar a formação de qualidade do egresso. Com o crescimento do número de cursos também observamos a expansão da estrutura multicampi, dividida atualmente em 4 unidades: Unidade Nossa Senhora do Carmo (onde funciona a sede administrativa), Unidade Dom Bosco, Unidade Casa Amarela e Unidade Caxangá com dois anexos. Todas as unidades foram reestruturadas para atender bem a comunidade acadêmica, com a reforma das salas de aula, aquisição de equipamentos para os laboratórios específicos e de informática, assim como ampliação das bibliotecas, criação de uma política de renovação do acervo, e a disponibilização de recursos para indivíduos com mobilidade reduzida. Observando o histórico das avaliações in loco e as autoavaliações, esse é um dos pontos bem avaliados por comissões e comunidade acadêmica, respectivamente.

Atualmente a Unit PE conta com 31 cursos autorizados no sistema e-MEC, sendo 8 desses reconhecidos. Para que os cursos fossem reconhecidos, alguns processos de melhoria foram necessários; por exemplo, a renovação dos PPC, com a implantação de uma política de atualização constante pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) específico do curso, o treinamento em novas metodologias de ensino e a integração de novos componentes curriculares, como práticas extensionistas, investigativas e de educação ambiental foram metas alcançadas do PDI que levaram a essa conquista. É possível observar o impacto dessas modificações na avaliação institucional, uma vez que os discentes entendem como potencialidades os conteúdos das disciplinas e que as atividades dos cursos desenvolvem competências necessárias à sua atuação profissional. Docentes e coordenadores também avaliam de maneira positiva o PPC dos cursos e que os eventos e cursos promovidos pela instituição contribuem para o seu desenvolvimento profissional e capacitação do aluno.

Além dos cursos de graduação, a UNIT PE oferta Cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Somado a isso, estruturou um grupo de estudos denominado Núcleo de Pós-Graduação da UNIT PE– NUFA para elaboração da Apresentação de Proposta de Cursos Novos (APCN) com o objetivo da implantação do primeiro curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado).

Para dar suporte acadêmico a estes cursos a UNIT PE mantém cerca de 300 colaboradores, entre técnicos administrativos e docentes e aproximadamente 2.600 discentes matriculados. Atualmente os alunos do Centro Universitário Tiradentes PE estão matriculados nos cursos de graduação, nas áreas de saúde, exatas, humanas e negócios. A IES possui programas de bolsas e financiamento estudantil como o Programa Universidade para Todos; Prouni Recife; Formasus; FIES; Pravaler; FIEF.

Além do ensino, a UNIT PE incentiva e apoia as atividades de pesquisa e extensão por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), que possui como objetivo principal estimular a participação de alunos e professores nas ações voltadas à ciência e ao apoio à comunidade, além de ser uma estrutura que gerencia os programas de apoio aos docentes e discentes. Tais programas são operacionalizados mediante editais de iniciação científica, extensão, monitoria, participação e promoção de eventos científicos, além de apoio à capacitação e mobilidade docente e discente. Acredita-se que, consequentemente, tais ações são impulsionadoras do processo de construção do conhecimento crítico-reflexivo, atendendo dessa forma ao planejamento estratégico descrito no PDI.

As ações de extensão sempre foram desenvolvidas desde o início das atividades da Faculdade. Entretanto, a partir do início de 2013 institucionalizou-se um Programa de Extensão da Unit PE focado em projetos permanentes e de inserção direta nos cursos vigentes com total sincronismo ao Projeto de Desenvolvimento Institucional. Além dos projetos, cabe destacar os diversos cursos oferecidos aos discentes e à comunidade; o atendimento realizado pelas clínicas-escola de estética e cosmética, clínica de odontologia, laboratório de análises clínicas e clínica de fisioterapia; o atendimento comunitário prestado à população do entorno das unidades e de diferentes pontos da Região Metropolitana do Recife; palestras e eventos científicos. Na atualidade, o compromisso com a cidadania tem aumentado continuamente e por isso os projetos fomentados em 2017.1 e 2017.2, mediante edital, estão vinculados aos seguintes eixos norteadores: Artes e Cultura; Empreendedorismo e Tecnologia; Inclusão, Saúde e Cidadania e Programa Conduta Consciente (relativo à educação socioambiental e desenvolvimento sustentável).

A UNIT PE viabilizou a participação de estudantes do curso de Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal), para que discentes e docentes realizassem intercâmbio, de forma que pudéssemos receber alunos portugueses em nossas graduações e também encaminhar estudantes para a referida instituição. No segundo semestre de 2013, a primeira acadêmica da UNIT PE deu início à parceria, permanecendo de setembro/2013 à julho de 2014 no Campus da Cidade do Porto-PT, participando de componentes curriculares no campo da Enfermagem. Essas iniciativas caracterizam os primeiros passos de um processo de internacionalização.

  • DIRIGENTES
FUNÇÃO NOME
DIRETORA GERAL Vanessa Pereira Piasson Maziero
DIRETOR ACADÊMICO Evandro Duarte Sá
DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO Bruno Finizola