O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — recebe, no dia 28 de setembro, das 9h às 17h, a 3ª edição do Recife Data Saturday. O evento é voltado para todos aqueles que desejam mergulhar no universo dos dados e explorar as inovações oferecidas pelas tecnologias em nuvem. “A Unit-PE vai mostrar para o público como a instituição colabora com a inclusão, gratuidade e fortalecimento do setor de Tecnologia da Informação no estado de Pernambuco”, afirma Arlindo Correia, coordenador da área na Unit-PE. As inscrições são abertas ao público e podem ser realizadas por este link.
No evento, haverá palestras sobre as mais recentes tendências e práticas no segmento de dados. “O intuito é compartilhar temas sobre esse universo, tornando o conhecimento democrático e engajando a comunidade da cidade e regiões próximas, além de explorar as inovações oferecidas pela tecnologia em nuvem”, explica Luiz Santana, parceiro da Unit-PE e organizador do Recife Data Saturday. Além disso, será uma ótima oportunidade para a criação de networking.
Programação
A programação do evento conta com quatro palestras, as quais vão abordar os temas que estão mais em alta na área de dados do mundo inteiro. Luiz acrescenta ainda que, nesta edição, todas as palestrantes serão mulheres. O objetivo é fazer com que o público feminino se interesse tanto pela área de dados quanto por Tecnologia, aumentando assim, a entrada desse público na área. A plateia vai poder interagir com as palestrantes, fazer perguntas, gerar networking, etc.”, explica o organizador.
Luiz também adianta quais temas serão trabalhados durante o evento: business intelligence, big data, cloud computing, certificações, carreira, analytics e governança de dados.
O que é tecnologia em nuvem
Tecnologia em nuvem, ou cloud computing, tema central desta edição do Recife Data Saturday, é um assunto que está em em evidência. De maneira geral, esse tipo de tecnologia fornece serviços relacionados ao armazenamento de dados, como segurança, rede e aplicativos de software, através da Internet. O intuito dessa ferramenta é oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. As informações guardadas na nuvem ficam salvas em data centers (“centrais de dados”, em inglês) seguros, e podem ser acessadas facilmente.