A queimadura é considerada um dos acidentes domésticos mais comuns, caracterizando-se por lesões nos tecidos que envolvem camadas do corpo, como a pele, cabelos, pelos, músculos, olhos, entre outros.
Elas podem ser ocasionadas pelo contato direto com brasa, fogo, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes, mas podem ser causadas também por substâncias biológicas; químicas; emanações radioativas ou eletricidade.
Na Estética, as queimaduras recebem atenção especial, por conta da pesquisa e desenvolvimento de inúmeros tratamentos e medicamentos que amenizam os danos sofridos por pacientes queimados.
E estes foram os principais temas apresentados no módulo de “Abordagem Estética Reparadora I”, da pós-graduação em Estética Aplicada à Saúde do Homem e da Mulher, finalizado no último final de semana.
A disciplina foi ministrada pela fisioterapeuta, Ana Karlla Bandeira, considerada uma das referências em Pernambuco, no cuidado com pacientes com queimaduras, atuando no Centro de Tratamento de Queimados, do Hospital da Restauração.
O módulo apresentado teve como objetivo estimular, nortear e facilitar o aprendizado dos alunos a cerca da abordagem estética reparadora em queimados.
Além da aula expositiva, as alunas tiveram a oportunidade de vivenciar a prática na clínica-escola de Estética e Cosmética, da UNIT, com oito pacientes apresentando queimaduras de diferentes estágios, que serviram como objeto de estudo para a construção de protocolos de tratamento para queimaduras.
Segundo a coordenadora da especialização, professora Ivanacha Carneiro, a atividade teve o intuito de apresentar um possível novo campo de atuação.
“O conteúdo lecionado pela professora Ana Karlla, é um diferencial para as profissionais da área da Estética. O tratamento de queimaduras requisita uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, e grande parte dos pacientes cria expectativas esperando que as cicatrizes simplesmente desapareçam, o que por vezes pode demorar a ocorrer”, pontuou.
Ao término do módulo, as alunas realizaram uma avaliação onde não faltaram elogios tanto ao conteúdo apresentado, quanto a docente convidada.