ESTUDE NA UNIT
MENU

Síndrome do impostor causa dificuldade em reconhecer o próprio mérito 

Insegurança com o desempenho profissional pode agravar quadros de ansiedade e depressão

às 16h56
Compartilhe:

A síndrome do impostor é uma condição que causa sofrimento mental pela sensação de não merecimento das próprias conquistas, junto ao receio de não atingir as expectativas dos outros, principalmente no âmbito profissional. Ela impacta negativamente na qualidade de vida, podendo levar a pessoa a desenvolver hábitos que culminam na ansiedade e na depressão. 

Visão deturpada de si

A Profª M.a. Giedra Marinho, docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — explica que a visão deturpada de si mesmo é a principal característica da síndrome. “A síndrome faz o indivíduo achar que é uma fraude, sem capacidade de enxergar as qualidades que possui, e o bom serviço que presta. Sempre acham que suas conquistas foram sorte ou obra do acaso”, comenta. 

Autossabotagem

O medo de ser descoberto como uma fraude pode trazer um ciclo de autossabotagem para o indivíduo, que pode perder oportunidades de crescimento e reconhecimento por evitar se arriscar. “Como a pessoa não consegue validar a própria capacidade, pode acabar perdendo a chance de ter uma promoção e subir de cargo, por exemplo”. É um estado de vigilância constante que corrobora para o surgimento ou agravamento da ansiedade e depressão. 

Tratamento

Giedra enfatiza que a solução para a síndrome do impostor é a busca pela psicoterapia. “Uma abordagem da psicologia que funciona muito é a Terapia Cognitivo-Comportamental, pois ela traz o exercício da compreensão do porque existe essa auto-imagem negativa, às vezes tem muito a ver com a história passada de vida, como crescer em lares com pais muito críticos”, aponta. O processo terapêutico também auxilia no desenvolvimento de um senso de autoconfiança e formas de lidar com os pensamentos de auto sabotagem que surgem. 

Compartilhe: