No ano de 2022, quase 60% das denúncias de prioridade máxima feitas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram relacionadas a serviços de estética e embelezamento. Desse total, 30% dizem respeito a irregularidades na qualificação ou no exercício profissional. Considerando a importância psicossocial da estética, é fundamental estar atento à qualidade do serviço prestado por um esteticista. Ao realizar um procedimento estético, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a segurança e também um bom resultado.
Autoestima
A Profª M.a. Ivanacha Carneiro, coordenadora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — explica que os procedimentos estéticos têm um impacto positivo na autoestima e no bem-estar emocional. “Em muitos casos, indivíduos que recorrem a intervenções estéticas relatam sentir-se mais motivados, produtivos e satisfeitos com a própria imagem, o que influencia positivamente seu desempenho em contextos profissionais e afetivos”, detalha.
Essa melhora na autoconfiança tem levado muitas pessoas, independentemente de gênero e faixa etária, a procurar procedimentos estéticos, segundo Ivanacha. Por isso, a coordenadora ressalta a importância dos profissionais de estética e da segurança dos serviços oferecidos. “Através de uma formação qualificada, o esteticista tem a possibilidade de oferecer tratamentos e orientações voltados para melhorar a saúde e a aparência da pele, lapidar a imagem pessoal, promover relaxamento e elevar a autoestima dos clientes”, destaca.
Procedimento seguro
Um dos primeiros passos para garantir a segurança ao realizar um procedimento estético é a procura pelo profissional. É importante que o cliente dê preferência a um esteticista conhecido ou indicado por alguém de confiança. Procurar saber opiniões de outras pessoas sobre o trabalho daquele profissional também é bem-vindo. Além disso, vale confirmar a formação do profissional na área de estética, por meio de certificados de treinamentos ou cursos, por exemplo. O esteticista também deve passar confiança para o cliente, ao fornecer explicações, quando necessário, sobre o procedimento, técnicas e produtos utilizados, além de possíveis reações e complicações.
Atualização
Ivanacha reforça também o valor da constante atualização profissional, como um diferencial para os esteticistas. “As inovações do mercado da estética giram em torno de uma cosmetologia de ponta, procedimentos mais eficazes e equipamentos modernos que proporcionam resultados cada vez melhores para o cliente. Por isso, é importante que o esteticista se mantenha atualizado sobre novas técnicas, tecnologias e tendências do mercado estético através da graduação e da pós-graduação”, afirma. Além dos conhecimentos técnicos, a coordenadora acrescenta que o profissional deve ter habilidades interpessoais, para atender às necessidades dos clientes e promover uma maior satisfação.