O referencial teórico, ou fundamentação teórica, é uma parte essencial de qualquer projeto de pesquisa, pois é a partir dele que o pesquisador (estudante ou professor) constrói a base para o desenvolvimento do estudo. Ir atrás de outras pesquisas sobre temas relacionados é necessário, tanto para servir de estrutura para o projeto quanto para informar ao leitor os conceitos que serão trabalhados. Esse processo costuma anteceder a escrita do artigo, e se torna uma seção do projeto.Definição do problema e pesquisa
De acordo com Mário Gouveia, gestor da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, a pesquisa por um tema parte, muitas vezes, do professor orientador. “Ele pode ajudar o estudante na pesquisa desde o início. O estudante vai lidar com todo o arcabouço necessário para construir um trabalho de investigação que vai ser iniciado a partir da formulação de um problema e da investigação do estado da arte acerca das temáticas da qual derivam esse problema”, detalha.
Estado da arte
Mário também explica que o estado da arte se entende como “tudo que já foi escrito, que já foi pesquisado, que já foi apresentado sobre aquele assunto, sobre aquela temática”. Ou seja, ao se deparar com um problema de pesquisa, o estudante deve buscar outras pesquisas sobre aquele tema. Isso vai ser necessário não só para que o discente se aprofunde no assunto, como também tenha uma noção sobre as abordagens e os recortes que já foram utilizados para pesquisar aquele tema. Uma das principais plataformas usadas para isso é o Google Acadêmico, que busca outros trabalhos a partir das suas palavras-chave.
A escrita
Depois de feita a análise do estado da arte, os estudantes, juntamente com o professor orientador, vão definir o melhor recorte temático para a pesquisa, e também a metodologia. Independente do método escolhido, o referencial teórico será bastante utilizado para fundamentar os argumentos trazidos no projeto, além de trazer conceitos que vão servir de base para a escrita do artigo. Por isso, é comum que alguns projetos contem com uma seção para a fundamentação teórica: nela, o pesquisador deve detalhar quais ideias, encontradas no estado da arte, estão conduzindo aquela pesquisa. Ao final do artigo, qualquer trabalho citado ao longo do texto deve ser creditado, seguindo as normas da ABNT, na seção de referências.