Em tempos de crise, protagonismo na carreira é ainda mais importante. É fato: a instabilidade econômica fez muitas empresas enxugarem os investimentos em treinamento e desenvolvimento.
De outro lado, os profissionais, empregados ou à procura de uma nova oportunidade de trabalho, sabem que é preciso estar preparados para se manter competitivos diante do crescente número de demissões registrado nos últimos dois anos no país.
Por conta disso, a coordenação de pós-graduações, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT abriu as portas para receber o renomado consultor e coach de carreiras, Jairo Martiniano.
Na aula-magna intitulada “Cuidando da carreira em tempos difíceis”, o conferencista detalhou como profissionais que estão no mercado, podem se tornar diferencias dentro de qualquer empresa através da mudança de atitude e da busca permanente pela capacitação.
De forma divertida e contando diversos causos, Jairo Martiniano prendeu a atenção dos participantes ao provocar uma reflexão sobre os objetivos de cada um, não só dentro do ambiente corporativo, mas familiar e com amigos.
Com relação a capacitações, como as pós-graduações, Jairo destacou a importância de manter-se atualizado através dos ensinamentos acadêmicos, bem como, construir ou reforçar a rede de relacionamentos, a tão conhecida “network”.
“Eu comparo a carreira profissional a um picadeiro de circo, quando estamos lá em cima, diante de olhares de todo mundo, quem nos segura embaixo é a rede de relacionamentos. Hoje em dia, a pós-graduação deixou de ser diferencial, e está quase se tornando obrigatória, mas mesmo assim, numa seleção entre dois profissionais aquele que for especializado em qualquer área sai na frente”, salientou.
Corroborando a importância de cursar uma pós-graduação, a coordenadora dos cursos de especialização, da UNIT, profa. Mônica Eliza ressalta que o mercado sempre espera mais de quem busca por uma vaga, mas cabe ao profissional também oferecer mais às empresas.
“Um dos grandes gargalos dentro da gestão de carreiras é conseguir se posicionar de maneira assertiva dentro de um mercado tão amplo. Uma das grandes discussões é como conseguir vantagens através da especialização, de modo que o diploma de pós não seja mais um dentro da gaveta, e sim, de forma que traga visibilidade e melhora salarial para quem busca mais conhecimento para a carreira”, finalizou a professora.
Para mais informações sobre a pós-graduação UNIT, acesse: pe.unit.br/pos/