*Do portal Universia
A fisioterapia é uma área do campo da saúde, e é uma boa opção para quem gostou de estudar biologia na escola, e tem facilidade com a interação social. Se você está pensando em se formar em fisioterapia, leia o texto abaixo para se informar mais sobre as suas possíveis áreas de atuação e o curso para atuar na área.
TRABALHANDO COM FISIOTERAPIA
Quem opta pela área de Fisioterapia irá cuidar da recuperação dos movimentos dos pacientes usando técnicas como massagens e exercícios físicos. O fisioterapeuta pode atuar em hospitais, clínicas especializadas, empresas e ainda atuar na área de pesquisa.
O mercado é bastante amplo. Há possibilidade de trabalhar no ramo do esporte, com grupos de pessoas especiais, neurologia adulta etc. Além disso, o fisioterapeuta pode abri um consultório próprio, desde que tenha os equipamentos necessários para realizar bem o trabalho.
O público alvo do fisioterapeuta é muito amplo. É possível trabalhar com pessoas vítimas de acidentes que precisem recuperar determinados movimentos perdidos, idosos com dificuldades, crianças, pessoas com problemas referentes ao sistema respiratório etc.
Pela quantidade de áreas, uma boa alternativa é que o profissional analise qual a área que tem maior interesse e, a partir dela, faça cursos específicos para tal ou especializações. Quanto maior for um conhecimento pontual, maiores as chances do fisioterapeuta se destacar no mercado de trabalho.
O CURSO DE FISIOTERAPIA
O curso de graduação tem duração média de 5 anos. Ao longo desse tempo, o profissional entrará em contato com disciplinas majoritariamente voltadas ao corpo humano. Aulas de Anatomia, Patologia, Fisiologia, Ortopedia serão parte da grade, somadas a outras mais específicas da área.
Sobre esse segundo grupo de disciplinas, os estudantes terão aulas sobre massagens, termoterapia e diversas outras técnicas de tratamento. Para que possam aplicar todas elas, o estágio é uma fase obrigatória da graduação, essencial para o entendimento e aplicação de fato do que foi aprendido em sala de aula. Algumas instituições de ensino fazem com que o estudante tenha essa experiência no último ano da graduação, em uma clínica da própria universidade, que tenha a supervisão de um professor responsável.
Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia, da UNIT: pe.unit.br/cursos/cursos-graduacao/fisioterapia/