ESTUDE NA UNIT
MENU

Para que serve o Censo e como ele é feito?

A cada 10 anos os recenseadores realizam a pesquisa

às 12h57
Compartilhe:

Em algum momento da vida você já deve ter respondido ou se deparado com alguém respondendo às perguntas do Censo na frente de casa. Ainda na época do Brasil Império, em 1872, a contagem da população foi feita e permanece, periodicamente, até os dias de hoje (dessa forma que conhecemos, desde 1940). Mas, afinal, para que o Censo demográfico serve?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, uma pesquisa para traçar o perfil e coletar dados da população brasileira. A partir dela, é possível definir a quantidade de moradores de cada bairro, religião, escolaridade, renda,  idade, sexo, saneamento básico das localidades, taxa de natalidade, condições de vida e outros. Com esses dados, é definida uma espécie de retrato do Brasil, utilizado para traçar políticas públicas, analisar as mudanças que ocorreram nos últimos 10 anos, como base de pesquisas científicas e, ainda, servir de referência para investimentos do setor privado.

Os recenseadores do IBGE visitam todos os municípios e residências do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas. Através de dois questionários, o básico, aplicado em toda a população (26 questões) e o detalhado, aplicado em apenas 10% (77 questões), é possível levantar os dados.

Compartilhe: