ESTUDE NA UNIT
MENU

Palestra sobre mediação marca encerramento da Semana Estadual de Conciliação

O evento aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit-PE, que tem parceria com o TJPE

às 19h40
Compartilhe:

A resolução de conflitos é o foco da Semana Estadual de Conciliação, promovida anualmente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que contou com a participação do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. A edição deste ano aconteceu entre os dias 5 e 9 de maio e teve seu encerramento na Unit-PE, com uma palestra sobre mediação. Além de enriquecer a formação dos estudantes, a parceria entre a instituição de ensino e o TJPE traz benefícios para a sociedade.

Com o tema “Mediação como ferramenta de resolução de conflitos nas diversas áreas do Direito”, a palestra de encerramento da 3ª edição da Semana Estadual de Conciliação aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit-PE. Os palestrantes foram a Profª M.a. Tatiana da Hora, coordenadora do NPJ e do curso de Direito da Unit-PE, além dos docentes Profª M.a. Patrícia Furtado, Prof. M.e. Caio Vilela Costa e Prof. M.e. Eduardo Crucho. O evento reuniu professores e alunos para um momento de aprendizado e troca de experiências.

Unit-PE e TJPE na Semana de Conciliação

A participação da Unit-PE na Semana Estadual de Conciliação aconteceu por meio da Câmara Privada de Conciliação e Mediação (CPCM) da instituição, que ofereceu uma série de audiências e atendimentos para promover conciliação e orientação jurídica e cidadã. “A conciliação é um método de resolução de conflitos em que as partes, com a ajuda de um terceiro imparcial (o conciliador), buscam um acordo de forma voluntária e dialogada”, explica Tatiana da Hora. Ainda segundo ela, essa prática desafoga o Judiciário e promove soluções mais rápidas, simples e consensuais para conflitos.

“A parceria entre a Unit-PE e o TJPE é fundamental para a formação prática e cidadã dos estudantes de Direito, porque permite que eles atuem em situações reais, participando de audiências, mutirões e projetos sociais, sempre sob supervisão docente. Isso proporciona um aprendizado vivo, concreto e engajado com a realidade do sistema de justiça, desenvolvendo competências práticas e sensibilidade social, essenciais para uma atuação moderna e ética, como escuta ativa, empatia, negociação e mediação de interesses”, a coordenadora pondera. Além disso, ela acrescenta que a parceria reforça o compromisso da Unit-PE com a promoção do acesso à justiça e à cultura da pacificação social.

Compartilhe: