Conforme artigo 207 da Constituição Federal de 1988, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem obedecer ao princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Na prática, isso representa que os estudantes devem dispor de uma educação integral que lhe oportunize desenvolver aprendizagens curriculares em sala de aula; desenvolver o pensamento crítico aplicado à investigação e resolução de problemas; e aproximar a academia das necessidades e desafios reais da sociedade por meio da extensão.
No Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), um dos meios de promoção deste cenário é a realização semestral de Projetos de Extensão, visando aproximar a vivência teórica e acadêmica das demandas de ordem socioeconômica e consolidar, assim, uma formação de profundo viés prático. Tais projetos, submetidos pelos docentes em conjunto com os estudantes, propõem novas ações e temáticas pertinentes à melhoria da condição de vida da sociedade. O estudante pode participar na condição de bolsista (com uma bolsa mensal em dinheiro) ou voluntariamente. Confira os editais anteriores.
Para o coordenador de Pesquisa e Extensão, Mário Gouveia, a participação em atividades de extensão durante a graduação é de suma importância para o desenvolvimento integral do aluno universitário, por meio de conhecimentos, habilidades e competências que também são valorizadas no mercado de trabalho.
“Ao participar de projetos de extensão, os alunos têm a oportunidade de contribuir de forma significativa para a comunidade, promovendo o desenvolvimento social, econômico e cultural do entorno da universidade. A vivência em um projeto de extensão proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar o que vem aprendendo em sala de aula em situações que demandam a resolução de problemas reais. Além disso, essas participações podem abrir portas para oportunidades de estágio, colaborações acadêmicas e até mesmo para o desenvolvimento de projetos empreendedores”, reitera o professor.
Como elaborar um projeto de extensão?
Para elaborar um projeto de extensão, é preciso identificar a necessidade ou oportunidade na comunidade que deseja abordar com o projeto de extensão. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas com membros da comunidade ou observação direta. Depois, é preciso definir claramente os objetivos do seu projeto. O que você espera alcançar? Como pretende fazer? Quais são os resultados desejados?
Em seguida, é preciso planejar as atividades que devem ser realizadas para atingir os objetivos do projeto. É aí que se tem que calcular os recursos necessários, como tempo, investimentos, materiais e parcerias com outras pessoas, organizações ou instituições. “Movimente o grupo ou a comunidade para participar do projeto. Isso pode demandar a necessidade de visitar diversas vezes o lugar, quando estiver realizando o diagnóstico, que antecede a ação, você deve buscar estabelecer laços com o grupo ou comunidade. Quando estiver próximo do evento acontecer, pode divulgar por meio de redes sociais ou no bom e velho boca-a-boca”, afirma o coordenador.
Por fim, enquanto estiver implementando o projeto, é necessário procurar identificar falhas e discutir com o professor orientador, sempre buscando melhorar a proposta extensionista. Naturalmente, será preciso entender que deve-se estar preparado para ajustar o projeto de acordo com o feedback do público ou dos colegas executores das ações.
“Um lembrete importante: não esqueça de fazer registros de suas ações. De todas elas. Também não esqueça de ser grato à comunidade à qual você prestou o serviço. É fato que o ato de ensinar é de mão dupla; você também está aprendendo quando ensina”, reitera.