ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é PIPEX?

Os pilares de ensino, pesquisa e extensão são a base

às 14h45
Compartilhe:

A sigla PIPEX refere-se às Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão, disposta em 10% da matriz curricular dos cursos de ensino superior, conforme a resolução nº 07/2018 do Ministério da Educação e Cultura. 

De acordo com o art. 3, é a “atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.” 

Na Unit-PE, são realizados programas, com supervisão de professores, voltados aos eixos de Direitos Humanos, educação, cultura e sociedade | Economia criativa, mercado e gestão | Novas tecnologias, inovações e desenvolvimento | Bem-estar social e educação em saúde. Todos eles buscam atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas: Qualidade de Vida, Cultura e Justiça; Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Educação e Empregabilidade.

Essas atividades proporcionam o diferencial de colocar alunos em contato com demandas e espaços reais da atividade profissional desde os primeiros período e outras inúmeras possibilidades. “Enriquecer currículo e ou montar portfólios com os projetos realizados; Em alguns cursos, desempenhar atividade profissional após etapa vencida com o Pipex; Desenvolver competências técnicas/práticas e habilidades sócio emocionais, desejáveis para se destacar em processos seletivos e para a atuação profissional; aumentando o potencial para empregabilidade”, explica profaª Célia Guedes, coordenadora Pipex Unit-PE. 

“O aluno pode trazer também demandas de interesse pessoal para serem avaliadas pelo professor e coordenação, quanto de sua adequação aos objetivos de aprendizagem daquele ciclo”, finaliza a profissional. 

Compartilhe: