ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes tem parceiros na Inglaterra e no Leste Europeu

Tradição e modernidade compõem a história das universidades parceiras do Grupo Tiradentes no Reino Unido, Croácia, Letônia e Polônia

às 15h42
Campus-sede da University of Chichester, em West Sussex, Inglaterra (Reino Unido)
Campus-sede da University of Chichester, em West Sussex, Inglaterra (Reino Unido)
Campus-sede da ISMA University, em Riga (Letônia)
Sede da Riga Technical University (RTU), em Riga (Letônia)
Reitoria da Universidade de Varsóvia, em Varsóvia (Polônia)
Compartilhe:

Nesta viagem pelos parceiros internacionais do Grupo Tiradentes, passamos a mostrar agora as instituições baseadas na Europa, onde nossas instituições de ensino mantêm relações com universidades de seis países. Vamos mostrar nesta matéria cinco universidades de quatro países do Velho Mundo: Reino Unido, Croácia, Letônia e Polônia, as quais desenvolvem várias atividades de intercâmbio, pesquisa e mobilidade acadêmica presencial ou virtual, em parcerias com as unidades do Grupo.

O ingresso nestas instituições só é feito a partir do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), cujo edital é reaberto a cada semestre. O aluno interessado deverá consultar o edital do programa e buscar informações na Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade, antes de se inscrever. A mobilidade só será possível para os cursos em comum entre as instituições do Tiradentes e as universidades parceiras.

University of Chichester

Localizada em West Sussex, um condado no sudeste da Inglaterra, a Universidade de Chichester é uma instituição pública, reconhecida como uma das 30 melhores do Reino Unido. Fundada em 1840 como um colégio, ela foi reconhecida como universidade em 2005 e conta hoje com 14 departamentos que trabalham as mais diversas áreas do conhecimento, incluindo as de Negócios, Engenharia, Ciências Humanas, Educação, Esportes e Artes. Um grande diferencial da instituição é a alta taxa de empregabilidade de seus alunos após a formação acadêmica. A cidade de Chichester fica a 88 quilômetros de Londres e tem uma linha regular de trem para a capital britânica. A viagem dura menos de duas horas e também pode ser feita de carro. 

Josip Juraj Strossmayer – University of Osijek

Classificada em 2018 como a quarta melhor instituição de Ensino Superior da Croácia, a Universidade de Osijek tem uma estrutura de 25 faculdades e departamentos. A maioria delas ficam em Osijek, mas existem unidades em duas outras cidades: Dakovo e Slavonski Brod. Seu nome é em homenagem ao bispo católico Josip Juraj Strossmayer (1815-1905), considerado um dos principais incentivadores da educação e da cultura no antigo Reino da Croácia-Eslavônia, antiga formatação da atual República da Croácia. Osijek é a quarta maior cidade croata e fica na margem do rio Drava. Por isso, é costume local que as pessoas caminhem e pesquem na calçada ao redor, que tem cerca de 2 km de extensão. 

Riga Technical University

Fundada em 1862, a Universidade Técnica de Riga está localizada em Riga, capital e maior cidade da Letônia, uma das repúblicas que se separaram da antiga União Soviética, em 1991. Riga é uma cidade de arquitetura antiga, com muitos prédios que precisaram ser reconstruídos após a Segunda Guerra Mundial. Além disso, lá fica o Museu da KGB (a ex-polícia política soviética) e pontos de onde dá para ver a cidade inteira de cima. Com a maior parte de seus cursos voltada à Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas, a RTU já ganhou prêmios por ser Family-friendly, amigável para acolher famílias, e também por suas ações de sustentabilidade ambiental. 

ISMA University

Fundado em 1994 e também situado em Riga, o Information Systems Management Institute (ISMA) sempre prezou pelo desenvolvimento e inovação. Já em 2001, se tornou um dos centros educacionais mais demandados da Letônia e começou seu processo de internacionalização. Hoje, a instituição privada conta com um terço de estudantes vindos do exterior e diversas opções de graduação, além de possibilidades de Mestrado e Doutorado, voltadas principalmente às áreas de Sistemas de Informação e Administração de Empresas. 

University of Warsaw

Fundada em 1818, a Universidade de Varsóvia é a maior e uma das melhores universidades da Polônia. Ela formou alunos que se destacaram em momentos históricos do país e do mundo, incluindo Frédéric Chopin (1810-1849), um dos mais célebres compositores da música erudita. Atualmente, com suas 18 faculdades e mais de 100 especializações, a instituição pública oferece aulas em 41 idiomas, além de três MBAs. Varsóvia é uma cidade colorida, com uma parte histórica e outra mais moderna. Conta com igrejas, palácios, jardins, museus e garante uma imersão histórica e cultural inesquecível em um dos territórios mais disputados da história mundial.

Dúvidas e informações sobre mobilidade acadêmica estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br. A nossa viagem termina na próxima matéria, mostrando as parceiras do Grupo Tiradentes em Portugal e na Espanha. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: