ESTUDE NA UNIT
MENU

Fisioterapia neurológica pode restaurar a autonomia de pacientes com sequelas cerebrais 

O tratamento auxilia na movimentação e força muscular, além de melhorar o equilíbrio

às 16h23
Compartilhe:

A fisioterapia neurológica é uma prática utilizada para auxiliar pacientes com sequelas neurológicas causadas por lesões, doenças ou acidentes a adquirirem independência  para conseguirem realizar tarefas no dia a dia. Esse modelo fisioterapêutico aumenta a qualidade de vida por meio da restauração ou  minimização de questões como perda de mobilidade, força muscular, equilíbrio e coordenação motora. 

O fisioterapeuta neurológico trabalha em conjunto com neurologistas e neurocirurgiões. O tratamento é definido de maneira individual, após o estudo do histórico e particularidades de cada paciente. Dependendo do caso, o objetivo pode ser a recuperação parcial ou total dos movimentos, a prevenção do avanço da lesão e o aumento do bem-estar.

Benefícios 

Dentre os principais benefícios da fisioterapia neurológica estão a melhora da rigidez muscular, maior amplitude de movimento, aumento da força muscular, melhora da postura e equilíbrio e melhor desempenho cognitivo. É importante ressaltar que o tratamento pode ser indicado em qualquer fase da lesão neurológica, seja ela aguda, subaguda ou crônica. 

Auxílio na autoestima

A fisioterapia neurológica também auxilia na saúde mental e na autoestima do indivíduo. A técnica incentiva o paciente a cuidar de si mesmo, buscar seus objetivos e cultivar relações afetivas. Por isso, a fisioterapia é uma grande aliada de um cuidado integral, que considere os aspectos físicos, sociais e emocionais. Neste sentido, contar com uma equipe multidisciplinar, com profissionais como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos faz toda a diferença no tratamento.

Compartilhe: