ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante do curso de ADS da UNIT garante vaga de emprego ainda na graduação

Charles Bartolomeu relata como a vivência internacional e a residência tecnológica garantiram propostas de trabalho antes mesmo da formatura

às 17h34
Compartilhe:

Aluno do 5º período do curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, Charles Bartolomeu escolheu essa graduação pelo interesse que sempre teve em tecnologia e resolução de problemas. O estudante sempre admirou na área a possibilidade de criar soluções práticas que impactam diretamente a vida das pessoas e das empresas. Além da experiência na UNIT, Charles também estudou na Universidad de Boyacá, na Colômbia, de julho de 2025 a dezembro de 2025, através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI).

Experiência na UNIT

Charles conta que, na UNIT, recebe uma base sólida de conhecimento e oportunidades, que contribuem para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Desde que entrou na graduação, o estudante foi residente tecnológico do Porto Digital, atuando em projetos com empresas como Deloitte, SIDI e BBTS. Essas experiências, segundo ele, foram fundamentais para consolidar seu aprendizado, trazendo ótimos resultados ao retornar da Colômbia: duas propostas de emprego, resultado das experiências e do desenvolvimento ao longo de sua trajetória.

“Uma das oportunidades foi para atuar em uma grande construtora, com atuação na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca”, diz Charles. O estudante destaca ainda as conquistas como frutos de dedicação contínua, participação em projetos e aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais. “A sensação é de conquista e validação de todo o esforço investido”, finaliza.

O intercâmbio 

“Tive a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, ampliar minha visão de mundo e desenvolver maior autonomia e adaptabilidade”, diz Charles sobre o período que passou no exterior. Para ele, foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. Além disso, o aluno acrescenta que a vivência proporcionou o aprendizado de um novo idioma, comunicando-se não apenas com pessoas nativas, mas também com estudantes de outros países, como Alemanha.

Na universidade colombiana, Charles desenvolveu diversas atividades acadêmicas e institucionais, participando de trabalhos em grupo, apresentações e projetos práticos. “Também representei o Brasil na feira de países promovida pela universidade. Realizei apresentações em exposições e apresentei trabalhos acadêmicos para o público externo em auditório, utilizando a língua nativa”, completa o jovem. Ele também esteve presente em  eventos relevantes, como o Colombia 4.0, promovido pelo Ministério da Tecnologia do país, com a presença do ministro.

Compartilhe: