Fátima Roberta, estudante do 4º período de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, sonha alto para seu futuro profissional. A aluna, que também atua como mentora na Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da instituição, sempre teve o desejo de seguir pela área de Administração. Ela também reconhece que sua atuação na COPEX, e também no seu emprego, são importantes bagagens para seus planos de carreira.
A estudante sempre teve uma forte conexão com a organização de tudo que envolve um funcionamento de uma organização. Sempre interessada por essa área, foi esse o motivo que levou Fátima ao curso de Administração. “Desde nova, eu me vejo estruturando tarefas e coordenando atividades. Com o tempo, percebi que era uma paixão genuína por entender o funcionamento de empresas, como otimizar processos e liderar pessoas para alcançar objetivos. Gosto muito de aprender sobre gestão de recursos, liderança, planejamento estratégico e como alinhar o trabalho de diferentes equipes para atingir metas em comum”, conta.
COPEX
Foi justamente a paixão de Fátima pela Administração e o desejo de aprender além da teoria que a motivaram a entrar na COPEX. Quando recebeu o convite de Mário Gouveia, gestor da COPEX, sentiu que era a oportunidade perfeita. “Ele já foi meu professor no PIPEX (Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão), e me incentivou muito, explicando que a COPEX seria um ótimo espaço para me desenvolver como administradora, além de me permitir impactar positivamente a faculdade e a comunidade. Participar da COPEX tem uma importância enorme para mim, pois estou ganhando experiência prática e aprendendo a atuar em projetos reais, o que me torna mais preparada para o mercado de trabalho”, relata.
Na sua atuação na COPEX, Fátima já trabalhou em diversas atividades, como ações de conscientização e eventos acadêmicos. A campanha do Outubro Rosa foi a mais significativa para ela. “Esse evento me fez perceber que, além da organização, uma boa administradora precisa ser flexível e rápida na resolução de problemas, sempre mantendo a calma para garantir o sucesso. Também aprendi que a administração requer muita prática e habilidade com pessoas, o que me motivou ainda mais a seguir essa área”, comenta. A estudante também está participando da Caravana da TV Jornal, e vai atuar na SEMPESq da Unit-PE.
Futuro
Fátima menciona algumas habilidades essenciais que a COPEX tem lhe ensinado, e também que ela ainda pretende aprender nessa experiência: liderança, como motivar uma equipe, planejamento estratégico, gestão de recursos, organização e comunicação. “Sei que, ao desenvolvê-las, estarei mais preparada para enfrentar desafios no mercado de trabalho e na vida profissional”, avalia.
Além da COPEX, Fátima também atua em uma multinacional, onde começou como estagiária e depois foi efetivada. Seu objetivo é seguir no ramo internacional: deseja se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica (ProMAI) da Unit-PE e, depois, ser trainee em outra multinacional. “Poderei aplicar minha formação e experiência para enfrentar novos desafios e aprofundar minhas habilidades em áreas estratégicas”, planeja. “Meu objetivo a longo prazo é me candidatar a oportunidades em multinacionais fora do Brasil, em especial na Europa, onde eu possa consolidar minha carreira como uma administradora de renome, contribuindo com estratégias globais e gestão de equipes diversas”, acrescenta.