ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia Nacional da Saúde: alerta e prevenção

Hoje (05) é comemorado o Dia Nacional da Saúde para marcar a importância da vida saudável e dos bons hábitos, como cuidado com alimentação, prática de exercícios físicos, fazer exames médicos regulares e atenção à saúde mental. E você, como vem cuidando de sua saúde?

às 20h18
Compartilhe:

Hoje – 5 de agosto – é um dia de conscientização sobre a importância da educação sanitária, da vida saudável. É também uma data para alertar a necessidade de se adotar bons hábitos e prevenir doenças. É o Dia Nacional da Saúde, que marca também o aniversário do sanitarista Oswaldo Cruz, responsável por diversas contribuições para a saúde pública no país.

Oswaldo Cruz foi importante para o combate e erradicação de epidemias como a febre amarela e peste bubônica no país. O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro, através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

As ações feitas e lembradas em comemoração ao Dia da Saúde vão além da prevenção de doenças. São verdadeiras recomendações do que fazer no dia-a-dia para garantir o bem-estar. Algumas dicas importantes compartilhadas são atentar a alimentação saudável, praticar exercícios físicos, fazer exames médicos regularmente, beber água e cuidar da saúde mental – isso tudo divulgado através de campanhas, palestras e atividades. E você, como está cuidando de sua saúde?

interiorização

Quando se fala em saúde, é importante atentar também para a população do interior do Estado que, muitas vezes, nem sempre consegue especialidade disponível, datas para consulta ou local para realizar procedimentos. Para ajudar a levar mais médicos para outras cidades além da Região Metropolitana, o Grupo Tiradentes inaugurou, no final de julho, a Faculdade Tiradentes (Fits), em Goiana. É a segunda unidade da Fits em Pernambuco – a outra fica em Piedade Jaboatão dos Guararapes – e a quinta escola médica do Grupo Tiradentes.

Além de oferecer a formação de alto nível, a intenção é incentivar que o profissional se fixe na região, sem precisar se deslocar aos grandes centros urbanos, em busca de oportunidades ou serviços para o dia a dia. A faculdade possui um convênio com a Prefeitura Municipal de Goiana, por meio do qual será possível reforçar o atendimento à população nos ambulatórios dos serviços públicos, disponibilizando os futuros profissionais para colocarem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula.

Também serão destinados 10% do faturamento anual para ajudar a estruturar a rede pública de saúde da cidade, localizada a 62 km do Recife e 51 km de João Pessoa. A Fits Goiana 

Compartilhe: