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Currículo por Competências

O encontro ocorreu na biblioteca da Madalena, nesta quarta (03), com mediação dos gestores de inovação da UNIT, professora Rita Patrícia e da Unit-SE, Paulo Jardel.

às 14h26
Uma metodologia de ensino criada com o intuito de promover o encontro entre a formação e o emprego, redefinindo saberes de modo a atribuir sentido prático em detrimento aos tradicionais saberes escolares.
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Uma metodologia de ensino criada com o intuito de promover o encontro entre a formação e o emprego, redefinindo saberes de modo a atribuir sentido prático em detrimento aos tradicionais saberes escolares.

Este é o Currículo por Competências, cuja apresentação foi tema de capacitação aos professores do 1º período, das graduações de Saúde e Arquitetura/Design, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.

O encontro ocorreu na biblioteca da unidade sede, na Madalena, na tarde desta quarta (03), com mediação dos gestores de inovação da UNIT, professora Rita Patrícia e da Unit-SE, professor Paulo Jardel.

Segundo Jardel, a Educação por Competências é um projeto do Grupo Tiradentes, que vem sendo implantando aos poucos, através da discussão e aperfeiçoamento.

“Antes de desenvolver competências nos estudantes, temos que desenvolvê-las nos professores, sendo de fundamental importância a realização destes encontros. Para isso, o corpo docente deve entender a concepção do projeto, aprendendo através de dinâmicas, como realizar o planejamento adequado de cada curso”, detalhou.

Outra questão levantada pela formação por competências é a interligação de conteúdos para formar profissionais capacitados para encontrar soluções.

A iniciativa também contou com a participação do professor da Universidade de Havana, Roberto de Armas, considerado como uma das referências no tema.

Para ele o Currículo por Competências é “importante para formação de um currículo inovador que mude o paradigma do ensino centrado no professor e seja direcionado para o aprendizado”, resumiu.

Roberto de Armas é membro do Comitê Acadêmico do Mestrado em Psicopedagogia e presidente do Comitê Técnico Avaliador de carreiras universitárias, lecionando há mais de 40 anos, e atuando como professor convidado de mais de 30 instituições educacionais na América e Europa.

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