ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça as parceiras do Grupo Tiradentes no Cone Sul

Argentina, Chile e Uruguai contam hoje com cinco universidades que mantêm relações de parceria com as instituições do Grupo Tiradentes.

às 19h35
O campus-sede da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), em Quilmes (Argentina)
O campus-sede da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), em Quilmes (Argentina)
O campus-sede da Universidad Nacional de Tres de Febrero, em Buenos Aires (Argentina)
O campus Huechuraba, da Universidad Mayor, em Santiago (Chile)
Compartilhe:

Ao longo das próximas semanas, vamos mostrar um perfil das universidades parceiras do Grupo Tiradentes no exterior, dando a conhecer sobre cada uma das instituições e a importância que elas representam para a educação em seus países de origem. São entidades com as quais as unidades do Grupo mantêm acordos de intercâmbio, mobilidade acadêmica (presencial ou virtual) e pesquisa, entre outras modalidades de parceria. 

O ingresso nelas só é possível através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), ou, no caso de algumas instituições, o Iberoamericanas, programa que tem a parceria do Santander Universidades. Para participar, o aluno deve se inscrever nos processos seletivos da Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade. O único conhecimento específico é o idioma, cujo nível de exigência também varia entre instituições. Só é ofertada a possibilidade de mobilidade para os cursos em comum e eles variam entre as instituições.

A dica para o interessado é consultar o site da instituição parceira para conhecer melhor o local, o perfil dela e os cursos que são ofertados. Mas para realizar a mobilidade, ele deve participar do ProMAI, cujo edital é reaberto a cada semestre e também deve ser consultado com atenção. “Todas as condições variam muito entre instituições e por isso o Edital é tão importante. Ele sistematiza quais Universidades o aluno pode escolher baseado no seu curso, especifica os critérios de idioma de cada uma e, depois de ser selecionado, o aluno tem apoio no passo-a-passo da candidatura para a Universidade parceira”, explica a assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Júlia Gubert.  

Nesta primeira matéria, vamos saber quais são as instituições parceiras do Grupo Tiradentes nos países sul-americanos que fazem parte do chamado Cone Sul: Argentina, Chile e Uruguai.

Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) 

Localizada em Quilmes, cidade da Província de Buenos Aires, e com sedes tanto na província quanto na capital do país (que é cidade autônoma), a Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) é uma universidade pública fundada em 1989. Ela tem entre seus princípios a inovação produtiva e a produção de cultura, o que reflete muito sua localização em uma cidade diversa e tão culturalmente forte quanto Buenos Aires (Quilmes fica a apenas 18 quilômetros do centro da capital argentina). Com uma estrutura de três departamentos e uma escola, além de iniciativas como o programa socioambiental e o programa de produção televisiva, a UNQ é um destino excelente para quem quer equilibrar turismo e aprendizado.

Universidad de Congreso (UC) 

Mendoza, uma das maiores cidades argentinas, é sede das melhores produtoras de vinhos do país, que atraem milhares de turistas todos os anos. E também é sede da Universidad de Congreso (UC), instituição privada de ensino inaugurada em 1995. Hoje, contando com uma estrutura de seis grandes faculdades e outras cinco sedes, incluindo as das províncias de Córdoba e San Juan, a UC já é nacionalmente reconhecida devido à execução de seus três pilares: consolidação, melhora e inovação. 

Universidad Nacional de Tres de Febrero (Untref) 

Também fundada em 1995, a Universidad Nacional de Tres de Febrero (Untref) é uma instituição pública que se caracteriza pelo desenvolvimento constante de todas as suas áreas, contando com um sistema rigoroso de auto avaliação cíclica. Sua estrutura divide-se em cinco sedes localizadas na Grande Buenos Aires, a segunda maior área metropolitana da América Latina, centro de lazer, arte e cultura como poucos outros lugares da região. Conhecida pelo lema “Pública e dinâmica”, a Untref busca sempre incentivar o pensamento inovador e criativo em seus alunos e professores. 

Universidad Católica del Uruguay (UCU)

Instalada em Montevidéu e em várias cidades do interior, incluindo os campi de Salto e Punta del Este, a Universidad Católica del Uruguay (UCU) é a mais antiga universidade privada do país e a mais extensa geograficamente. Fundada inicialmente em 1882, foi recriada em 1985 e confiada à Companhia de Jesus, congregação católica que sempre se dedicou às causas da educação. A UCU busca ser uma opção diferente no ensino universitário, comprometida com a excelência acadêmica, o pluralismo ideológico, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Isso a levou a trabalhar em áreas anteriormente negligenciadas e a desempenhar um papel inovador no desenvolvimento de novos métodos educacionais. Um de seus ex-alunos mais notáveis é o atual presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou. 

Universidad Mayor 

É uma das principais instituições privadas de ensino superior do Chile. Fundada em 1988 na capital, Santiago, a Universidad Mayor hoje conta com 12 campi, sendo 11 em Santiago e um em Temuco, no centro do país. Desde 2010, é certificada pela Middle States Commission on Higher Education (MSCHE), uma das principais agências avaliadoras de educação dos Estados Unidos. A Mayor visa formar pessoas a partir do estímulo à liderança e empreendedorismo e respeito à diversidade cultural e social. A capital chilena, onde a sede central se encontra, é uma cidade urbana, com centros culturais e opções de lazer ao ar livre, além de possuir vinícolas conceituadas e uma gastronomia rica.

Lembramos que as dúvidas e informações sobre mobilidade acadêmica estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br

Na próxima matéria, mostraremos outras instituições parceiras do Grupo Tiradentes no Peru e na Colômbia. Continue viajando conosco. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: