ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça a CUFA

A organização social brasileira desenvolve projetos em diversas áreas a fim de garantir dignidade para as populações mais vulneráveis

às 20h10
Imagem: reprodução acervo CUFA
Imagem: reprodução acervo CUFA
Imagem: reprodução acervo CUFA
Imagem: reprodução acervo CUFA
Compartilhe:

A Central Única das Favelas é uma organização social brasileira não governamental, ou seja, de atuação independente, sem financiamento de órgãos públicos e que atua em todo o território brasileiro e mais 15 países, levando à população das favelas ações de educação, lazer, esporte, cultura e cidadania. A CUFA realiza este trabalho social há mais de 20 anos e teve maior ascensão e visibilidade midiática nos últimos 6 anos, período em que as taxas de desemprego cresceram e os dados da fome no Brasil registraram crescimento.

A organização foi fundada por dois jovens negros, Celso Athayde, nascido na Baixada Fluminense e criado na Favela do Sapo, junto ao o rapper MV Bill, nascido e criado na favela Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles viram na fundação de uma ONG, a oportunidade de desenvolver os espaços que cresceram com opções de educação e cidadania. A CUFA só cresceu com o passar do tempo,e logo se espalhou para as demais favelas do Rio.

Com o cenário pandêmico, a CUFA se mobilizou para fazer a contenção dos efeitos da pandemia nas favelas, as ações humanitárias envolvem arrecadação de doações financeiras, de alimentos, materiais de limpeza e demais necessidades de famílias carentes. Alguns dos projetos são: Natal da CUFA, que arrecada doações para mais de 2 mil famílias; Mães da Favela, que ampara mais de 5 mil mães das favelas do país com cestas básicas físicas, doadas por grandes empresas e digitais, as quais permitem a mãe escolher o que comprar para suprir as necessidades de suas famílias; além dos projetos de empreendedorismo negro, Taça das Favelas com o maior campeonato de futebol das favelas da america latina e CUFA contra o Coronavírus.

A jornalista e apresentadora Maria Júlia Coutinho é embaixadora de um dos projetos e fala sobre a importância do projeto no estado de São Paulo, “estou muito feliz de participar como embaixadora da Taça das Favelas, projeto que ajuda a dar um pouco de direção para nossas crianças que, através do esporte, vocÊ tem uma das maiores ferramentas de inclusão social”.

Para doar 

A Central Única das Favelas recebe doações durante todo o ano, as contribuições podem ser feitas com valores em dinheiro, alimentação, e pequenas e grandes empresas também podem somar forças às ações humanitárias realizadas pela organização. Para mais detalhes, acesse o site cufa.org.br/doacao.

Compartilhe: