ESTUDE NA UNIT
MENU

Como reciclar em casa?

Separar o lixo e reutilização de materiais ajudam o meio ambiente

às 13h24
Compartilhe:

Reduzir, reciclar e reutilizar. Com certeza você já ouviu falar dos famosos três R’s do desenvolvimento sustentável, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente a partir da redução do consumo, reciclagem e reutilização de produtos e materiais. Mudando comportamentos dentro de casa já é possível ajudar o meio ambiente, mas como fazer isso?

A reciclagem é uma das maneiras mais conhecidas e incentivadas. O primeiro passo é separar o lixo entre produtos recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, e não recicláveis, como restos de alimentos. O descarte de materiais tóxicos como pilhas e baterias também deve ser separado dos demais e levado até pontos de coleta, assim como de materiais hospitalares como seringas e remédios vencidos. Outra ação importante é o descarte correto do óleo de cozinha, ele não deve ser jogado no ralo da pia e sim armazenado e levado para pontos de reciclagem. 

Aproveitar o lixo orgânico também é uma ótima forma de cuidar do meio ambiente, através dele é possível fazer a compostagem doméstica – processo que transforma o lixo em adubo de qualidade – e fertilizar suas plantas e hortas. Com cada um fazendo sua parte, é possível transformar o planeta.

Compartilhe: