Tomar decisões faz parte do dia a dia de quem está em uma posição de liderança. Muito do crescimento da empresa depende justamente dessa habilidade. Você sabe como melhorar essa capacidade e se tornar um líder melhor? Existem alguns caminhos que podem ajudar e erros que é preciso evitar.
O primeiro passo em qualquer decisão é pensar como ela irá impactar os seus planos. Um grande erro é decidir por impulso. Sim, é importante se arriscar, mas é fundamental saber todas as consequências que envolvem isso, especialmente porque é isso que vai te preparar para os resultados, sejam eles positivos ou negativos.
O ideal é sempre ter mais de duas opções na hora de decidir, porém, não as expanda demais. Isso pode confundir e causar mais dificuldade na hora de escolher a melhor. Selecione as mais plausíveis e que podem corresponder melhor às suas expectativas. Pense também em resultados: quais podem trazer os mais catastróficos? E os melhores?
Sendo um líder, espera-se que você abrace os problemas e tome-os para si. Não espere alguém assumir o comando. Se a situação exige uma decisão rápida e ninguém está posicionando, então, ele é seu. Como diz o ditado, situações desesperadoras exigem medidas desesperadas. Decida primeiro, arque com as consequências depois.
Para agir bem, é preciso estar bem informado. Esteja sempre por dentro investigue, pesquise. Ao fazer isso, as chances de ser pego de surpresa diminuem drasticamente. A ideia aqui é antecipar situações e ter planos para cada uma delas. Pode soar estranho e até ser algo cansativo de se fazer, mas poderá ser a solução rápida para muitos problemas.