ESTUDE NA UNIT
MENU

Como conseguir um emprego ao fim do curso?

Atualização constante é a chave para se destacar no mercado de trabalho

às 19h49
Compartilhe:

Ter um curso de graduação no currículo é um diferencial para conseguir um emprego depois de se formar, conforme sugerem dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, a taxa de desemprego para quem tem nível superior é 56% menor do que para quem tem apenas o nível médio. Mesmo assim, conseguir um emprego na área de formação logo após sair da faculdade não é fácil. Por outro lado, existem maneiras de se destacar no mercado de trabalho depois de concluir a graduação.

Uma pesquisa realizada pela empresa Cortex, líder de inteligência de dados da América Latina, mostra a diferença entre os matriculados em cursos de ensino superior e os trabalhadores. O levantamento, que foi feito usando dados dos Ministérios da Educação e do Trabalho, revelou que apenas 10% dos graduados nos 15 cursos com maior número de matrículas conseguem emprego na área de formação.

Currículo

O primeiro passo para conseguir se destacar no mercado de trabalho logo após a graduação é investir em um bom currículo. Além do curso de graduação, esse documento deve conter outras experiências vividas pelo recém-formado, como projetos de pesquisa ou de extensão, participação em eventos, estágios, etc. É isso que indica Karina Paz, Supervisora de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. “Enquanto ele ainda é acadêmico, que já comece a buscar oportunidades dentro da instituição de ensino, como estágio. O estágio, para o aluno, é a porta de entrada na sua área de formação”, afirma.

Karina também aconselha que os recém-formados mantenham sempre os currículos atualizados, com as experiências adquiridas durante o período da graduação. Além disso, ela acrescenta que os egressos do curso superior devem investir em uma área específica. “Todos os cursos de graduação têm diversas áreas de atuação. Então, o ideal é que o aluno foque naquela área que ele mais se identifica. Ele vai começar a fazer cursos direcionados, a especialização dele tem que ser direcionada para aquela área, para que ele reforce aquilo que ele já gosta de fazer”, complementa.

Pós-graduação

A Supervisora também destaca a importância de estar antenado ao mercado da profissão, quando se procura uma pós-graduação. O egresso deve compreender quais áreas de atuação estão em alta, e também o desejo próprio. “Cada atuação vai ter requisitos, que são importantes de saber, pesquisar no mercado como está sua profissão, a área de atuação. Tem áreas que estão em alta e tem áreas que estão em baixa, mas, acima de qualquer coisa, é fazer o que você gosta”, diz. “Às vezes, a pessoa não consegue logo de imediato, mas o ideal é que se termine a graduação e já foque na especialização, porque o objetivo da pós-graduação é o aprofundamento do conhecimento”, acrescenta.

Compartilhe: