ESTUDE NA UNIT
MENU

Centro Universitário Tiradentes apoia 21ª edição do Baile do Menino Deus

A iniciativa da Unit-PE enfatiza o compromisso da instituição com a cultura pernambucana

às 20h04
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — está apoiando o Baile do Menino Deus, em sua 21ª edição no Marco Zero. Essa iniciativa da instituição de ensino é uma das ações realizadas ao longo do ano que reforçam o compromisso da Unit-PE com a cultura pernambucana e com o calendário de eventos culturais da cidade do Recife.

Ao longo dos anos, o Baile, que incorpora elementos da cultura nordestina na história do nascimento de Jesus, acabou se firmando como um dos maiores espetáculos ao ar livre do país. Em junho deste ano, o Baile foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, devido a sua importância cultural para a cidade.

Compromisso com a cultura

Em várias oportunidades, a Unit-PE tem promovido e apoiado eventos culturais, tanto dentro do campus quanto pela cidade do Recife. Em abril, houve apoio à 1ª Corrida Tiradentes. Em novembro, também houve a participação da instituição na Corrida dos Morros, que acontece em homenagem a uma das festas religiosas mais importantes da capital de Pernambuco: a Festa do Morro da Conceição.

A Unit-PE apoiou ainda o Festival de Samba do Recife e até mesmo realizou um aulão musical no campus, com presença da cantora Joyce Alane, além de outros eventos. Assim, a participação da instituição ao Baile do Menino Deus, importante marco da cultura recifense e parte importante do calendário da cidade, reforça ainda mais esse compromisso a Unit-PE com a aproximação com o público pernambucano.

Sobre o Baile do Menino Deus

O Baile do Menino Deus foi encenado pela primeira vez em 1983, no Teatro Waldemar de Oliveira. No ano de 2004, o espetáculo tomou a praça do Marco Zero, onde vem sendo realizado desde então. A cantata tornou-se um símbolo do Natal recifense e uma das apresentações ao ar livre mais conhecidas do Brasil. O Baile traz trezentos artistas, entre atores, cantores e bailarinos, além de técnicos e produtores, para realizar o espetáculo que encanta os pernambucanos há mais de 40 anos.

Com a linguagem simples e acessível, e o uso dos elementos da cultura popular, o espetáculo atrai e se conecta com todos os públicos. Na edição de 2024, o personagem de José, que será interpretado pelo ator e sanfoneiro Lucas Dan, ganhará falas pela primeira vez em mais de 40 anos. A mudança se dá pela intenção de humanizar a figura do carpinteiro, muitas vezes deixada em segundo plano na história do nascimento do filho de Deus. Maria será interpretada pela atriz e bailarina Laís Senna, pelo segundo ano seguido. As apresentações acontecem na praça do Marco Zero, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h, também com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Compartilhe: