A busca por procedimentos estéticos tem crescido consideravelmente a cada ano. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apontou, em 2023, um aumento de 390% na procura por procedimentos que visem modificar a aparência física. No Nordeste, a quantidade de harmonizações faciais realizadas duplicou desde 2022. Para a Profa M.a. Ivanacha Carneiro, do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-pe) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — esses dados refletem uma crescente busca pela melhora da autoestima, autopercepção e bem estar emocional.
“Diversos estudos apontam que os procedimentos estéticos contribuem significativamente para o fortalecimento da confiança pessoal, a redução de inseguranças e a melhora nas relações sociais”, explica a especialista. Em muitos casos, indivíduos que recorrem a intervenções estéticas relatam sentir-se mais motivados, produtivos e satisfeitos com a própria imagem. Isso influencia diretamente no desempenho em contextos profissionais e afetivos. “Assim, a estética assume uma dimensão psicossocial, na qual o cuidado com o corpo se articula ao cuidado com a identidade”, acrescenta.
Preferências entre gêneros e faixas etárias
As preferências estéticas variam de acordo com o gênero e idade do paciente. Enquanto jovens, tanto do sexo masculino quanto feminino, a prevalência é de busca pela hamonização facial, como aplicação de toxina botulínica (botox), preenchimentos labiais e de olheiras, tratamentos para acne, limpeza de pele e design de sobrancelhas. “Também são comuns procedimentos corporais não invasivos, como massagens modeladoras e tratamentos para celulite e gordura localizada”, exemplifica Ivanacha.
Já entre aqueles com idade mais avançada, os procedimentos mais procurados tendem a estar relacionados à suavização dos sinais do envelhecimento. “Mulheres frequentemente optam por lifting facial, botox, preenchimentos, peeling químico e tratamentos para flacidez. Homens, por sua vez, têm buscado cada vez mais intervenções como a harmonização facial discreta, tratamento capilar, depilação a laser e cuidados com a pele para manter uma aparência rejuvenescida”, detalha.
Importante escolher um profissional qualificado
“O que se observa atualmente é não só o crescimento do mercado da estética, mas também a diversificação do público e a valorização do autocuidado como expressão de saúde, bem-estar e identidade”, aponta a especialista. Mas para que tudo ocorra corretamente, é importante que os procedimentos estéticos sejam feitos com profissionais qualificados. “Com isso, é possível avaliar as expectativas de modo realista em relação aos resultados da cirurgia, evitando desapontamentos futuros, e realizar o procedimento de modo seguro”, finaliza.