Com o avanço da tecnologia, ataques cibernéticos, ou seja, tentativas maliciosas de comprometer sistemas de computadores, redes ou dispositivos para fins de roubo, alteração, destruição ou exposição de informações, têm se tornado um mecanismo cada vez mais utilizado por países como forma de atacar outras nações. Em 2022, o Brasil sofreu 103 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos, segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet. Esse cenário traz preocupação para especialistas em tecnologia, e por isso a área de segurança digital está em crescimento.
Pensando na importância do tema, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai realizar o minicurso “Ciberespionagem e Sabotagem Digital: O Crescimento dos Ataques Patrocinados por Estados”, no dia 21 de julho, das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.
O ministrante será o Prof. Alexsandro Henrique, especialista em Segurança em Redes de Computadores e bacharel em Sistemas de Informação. “O minicurso busca trazer um panorama de como não existem mais fronteiras no mundo digital, e que as empresas e governos precisam se proteger. Irei abordar também como isso afeta a população. A segurança digital é um cuidado de todos, pois impacta o dia a dia, as relações e as trocas de informação de uma forma geral”, detalha o especialista.